quinta-feira, 24 de junho de 2010

Jorginho x Dunga x Flamengo - discussão saudavel

Fala Galera

Em um tópico aberto na última terça-feira, informei a notícia que o Flamengo de Zico está de olho em Jorginho, auxiliar técnico de Dunga na Seleção. Zico já teria iniciado conversas e espera término da Copa para verificar se Jorginho aceita ou não a proposta:
http://futlecia.blogspot.com/2010/06/flamengo-de-zico-espera-de-jorginho.html

Mediante a notícia, troquei alguns comentários com o Flamenguista Renato Vieira e o último comentário dele foi excepcional, onde publico na íntega mais abaixo.

Pontos a favor de Dunga:

1) Venceu todos os torneios que disputou: Copa América 2007, Copa das Confederações 2009 e Eliminatória para Copa do Mundo de 2010.

2) Tem o Grupo nas mãos.

3) Tem uma excelente comissão técnica, composta por Américo Faria (supervisor), Jorginho (assistente técnico), José Luis Runco (médico), Paulo Paixão (preparador físico), entre outros, que acessoram com perfeição o trabalho do Dunga.

4) Apoio de Ricardo Teixeira, presidente da CBF.

Pontos contra Dunga:

1) Está nervoso com a imprensa Brasileira que vem detonando ele, principalmente a Rede Globo. Perde a razão ao brindar a seleção e xingar jornalistas.

2) Não convocou os melhores jogadores e caso ele não ganhe a Copa, será criticado por todos.

Em resumo:

Dunga precisa ir além do sistema tático e do grupo fechado. Ser ativo, superior, jamais confrontador, desafiador e ofensivo, como se estivesse num ringue de boxe disposto a derrubar quem simplesmente olhasse para ele ou ousasse lhe dizer “bom dia”.

A imprensa não é santa, mas ele não pode perder a postura nem ultrapassar os limites do bom senso, do comportamento justo e das boas maneiras durante uma coletiva oficial (ou não) da Fifa. E outras ainda virão. Se ele está assim ganhando jogo, imagine caso o Brasil perca...


Fica aqui a discussão saudavel: Apesar de todo o trabalho de Dunga, vocês acham que ele sai da Seleção após a Copa, mesmo ganhando?

Isso lembra muito a Copa de 2002, onde Felipão desafiou o povo e a imprensa, não levou Romário, mas ganhou a Copa. No fim, hoje ele é muito respeitado. Não estou comparando a qualidade de Felipão e Dunga, mas imaginem o que aconteceria com o Felipão se o Brasil perdesse aquela Copa? Nem quero imaginar...


E sobre Jorginho. Será que a CBF efetivaria ele como técnico caso o Dunga saia? Não creio. E essa aposta do Zico nele para técnico do Flamengo é ótima! Ponto para Zico caso consiga e realmente seria uma boa para Jorginho mostrar o trabalho dele.

E concordo com o Renato sobre a mentalidade de Manager de Futebol, mas demorará muito para os clubes Brasil adotar essa mentalidade. Esse cargo de Manager é o sonho de Luxemburgo, mas ninguém ainda comprou sua idéia...

Segue o comentário do Renato Vieira. Valeu Renato!!!

Grande Michel!



Ainda sobre o Jorginho, concordo que se o Brasil ganha, ele talvez continue envolvido com a seleção... Mas será que como técnico ou sombra de outro trinador que assumir? Digo isso porque não acredito que o Dunga continuará no cargo independentemente do título ou não! Ele está desgastado e, se ganhar, será como uma resposta final aos jornalistas que tanto o criticaram e que ele deu tanta trela desde 1990! Se perder, parece indiscutível que sairá com o rabinho entre as pernas... Aí ficam algumas perguntas:


1 - Será que a CBF efetivaria o Jorginho como treinador?

Talvez. O fato do Dunga estar no cargo hoje prova que, pelo menos pro Ricardo Teixeira, experiência na posição não é tão importante.


Só que aí entra outro tema polêmico que é a permanência do Ricardo Teixeira no cargo de presidente da CBF. Já ouvi rumores que ele tem planos / ambições pra concorrer ou assumir a presidencia da própria FIFA. Entrando outro na CBF, não sei se manteria a mesma política de pegar ex-jogador sem experiência na posição de treinador para um cargo tão importante pro futebol Brasileiro...

2 - Será que o Jorginho permaneceria pra continuar sendo um sobra por mais quatro anos de outro treinador?

Sinceramente não sei. Entre ser treinador de um dos principais clubes do País, com um grande projeto de profissionalização do departamento de futebol como o que o Flamengo pretende e já começou a fazer e ser auxiliar por no mínimo mais 4 anos da seleção, eu, particularmente preferiria o desfio do Flamengo. Aí entra a questão de estar disposto a enfrentar o desafio.

3 - Caso confirme-se a saída do Dunga da seleção, não levaria ele o Jorginho para trabalhar com ele em outro projeto?

Acho provável. Além da parceria de longa data nos campos de futebol, Dunga e Jorginho são amigos e parceiros inclusive em projetos sociais como o Bola Pra Frente cujo um dos núcleos fica perto de onde eu morava, em Guadalupe Rio de Janeiro. Então, assim como Felipão / Mustafá, acho que o Jorginho não ficaria sozinho na seleção sem o Dunga. Ou o Jorginho assume um trabalho pra ele, como no Flamengo ou ele sai para um projeto com o Dunga.


Mas isso são achísmos. Só o tempo nos dirá. Se dependesse de achísmo a França ainda estaria nessa copa, a inglaterra se classificaria em primeiro do grupo com 9pts e a Espanha não perderia pra suíça! Nós especulamos e o tempo nos mostra a verdade!


------

Sobre Zico e Leonardo, não há dúvidas sobre a competência e caráter dos dois. O problema é que, com tantos níveis hierárquicos, eu, pelo menos, fico confuso no que diz respeito à até onde o treinador manda, até onde o gerente de futebol manda e até onde o diretor de futebol manda...

Por isso aprovo o que acontece, por exemplo, na Europa onde o treinador é um manager. Como sabemos, além de treinar e passar a tática, ele tem autonimia para indicar e contratar jogadores bem como dispensar jogadores. Além de que na Europa eles não são demitidos se perderem 4 jogos seguidos. Poderíamos citar vááááários exemplos mas deixo 2:

1 - Sir Alex Ferguson, desde 1986,vitoriosamente, no Manchester United (1 ano antes de eu nascer ele já treinava o Manchester... Imagina quantas séries de 4 derrotas seguidas ele não sofreu????)


2 - Já citado outrora, Arsene Wenger desde 1996, vitoriosamente, no comando do Arsenal.

Discussão boa essa...

Abcs



 
Saudações,
Michel Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário