terça-feira, 22 de junho de 2010

Flamengo de Zico à espera de Jorginho

Fala Galera

Segue informações do Jornalista Gilmar Ferreira:

O Flamengo levará um tempo para se adequar à nova era Zico.

Prova disso foi acerto o verbal dos amadores com Adílson Baptista não autorizado pelo novo gestor.
Zico tem outros planos, outros nomes.
Dentre eles, o de Jorginho, ex-jogador do clube, hoje auxiliar-técnico de Dunga.
Em sua passagem pela África do Sul, o convite foi feito por Zico tão logo se soube da recusa de Felipão.
E, ao que tudo indica, são grandes as chances de Jorginho aceitar, se é que já não aceitou.
Ele formaria a comissão técnica ao lado de Rogério Lourenço, que seria seu auxiliar.
Não custa lembrar que, recentemente, os dois trabalharam juntos na CBF em divisões diferentes, é claro.
Aliás, o desejo de alguns rubro-negros de ver o time rubro-negro treinado por Jorginho não é novo.
Antes da efetivação de Andrade, o auxiliar de Dunga foi convidado e não pôde aceitar em função da Copa.
Agora, é diferente.
Jorginho assumiria o time, Rogério seguiria como seu auxiliar e não descartaria a possibilidade de, mais para frente, um outro ex-jogador rubro-negro assumir a gerência de futebol.
Leonardo?
Difícil.
Fábio Luciano?
Pouco provável.
Zinho?
Taí, não havia pensado neste nome...


Saudações,
Michel Macedo

4 comentários:

  1. Jorginho é uma boa pedida! Acho que seria ótimo para o Flamengo e pra ele próprio! É hora dele aparecer no cenário de técnicos do país e o Flamengo seria um ótimo início. Agora essa história de Leonardo, Zinho e etc tem que parar! O Flamengo está contratando um monte de craques para MANDAR no futebol e nenhum para JOGAR futebol! Pra mim teria que ser o Zico no comando de futebol e o Leonardo ou o próprio Jorginho como técnico. Chega desse negócio de vários caciques para poucos índios! Só atrapalha!!!

    ResponderExcluir
  2. Fala Renato

    Concordo plenamente. Jorginho seria um excelente escolha para o Flamengo. Mas se o Brasil for campeão do Mundo, acho difícil ele sair da Seleção.
    Quanto aos caciques, Leonardo e Zico juntos poderiam fazer um bom trabalho...

    Abração,
    Michel

    ResponderExcluir
  3. Grande Michel!
    Ainda sobre o Jorginho, concordo que se o Brasil ganha, ele talvez continue envolvido com a seleção... Mas será que como técnico ou sombra de outro trinador que assumir? Digo isso porque não acredito que o Dunga continuará no cargo independentemente do título ou não! Ele está desgastado e, se ganhar, será como uma resposta final aos jornalistas que tanto o criticaram e que ele deu tanta trela desde 1990! Se perder, parece indiscutível que sairá com o rabinho entre as pernas... Aí ficam algumas perguntas:
    1 - Será que a CBF efetivaria o Jorginho como treinador?

    Talvez. O fato do Dunga estar no cargo hoje prova que, pelo menos pro Ricardo Teixeira, experiência na posição não é tão importante.
    Só que aí entra outro tema polêmico que é a permanência do Ricardo Teixeira no cargo de presidente da CBF. Já ouvi rumores que ele tem planos / ambições pra concorrer ou assumir a presidencia da própria FIFA. Entrando outro na CBF, não sei se manteria a mesma política de pegar ex-jogador sem experiência na posição de treinador para um cargo tão importante pro futebol Brasileiro...

    2 - Será que o Jorginho permaneceria pra continuar sendo um sobra por mais quatro anos de outro treinador?

    Sinceramente não sei. Entre ser treinador de um dos principais clubes do País, com um grande projeto de profissionalização do departamento de futebol como o que o Flamengo pretende e já começou a fazer e ser auxiliar por no mínimo mais 4 anos da seleção, eu, particularmente preferiria o desfio do Flamengo. Aí entra a questão de estar disposto a enfrentar o desafio.

    3 - Caso confirme-se a saída do Dunga da seleção, não levaria ele o Jorginho para trabalhar com ele em outro projeto?

    Acho provável. Além da parceria de longa data nos campos de futebol, Dunga e Jorginho são amigos e parceiros inclusive em projetos sociais como o Bola Pra Frente cujo um dos núcleos fica perto de onde eu morava, em Guadalupe Rio de Janeiro. Então, assim como Felipão / Mustafá, acho que o Jorginho não ficaria sozinho na seleção sem o Dunga. Ou o Jorginho assume um trabalho pra ele, como no Flamengo ou ele sai para um projeto com o Dunga.
    Mas isso são achísmos. Só o tempo nos dirá. Se dependesse de achísmo a França ainda estaria nessa copa, a inglaterra se classificaria em primeiro do grupo com 9pts e a Espanha não perderia pra suíça! Nós especulamos e o tempo nos mostra a verdade!

    ------

    Sobre Zico e Leonardo, não há dúvidas sobre a competência e caráter dos dois. O problema é que, com tantos níveis hierárquicos, eu, pelo menos, fico confuso no que diz respeito à até onde o treinador manda, até onde o gerente de futebol manda e até onde o diretor de futebol manda...

    Por isso aprovo o que acontece, por exemplo, na Europa onde o treinador é um manager. Como sabemos, além de treinar e passar a tática, ele tem autonimia para indicar e contratar jogadores bem como dispensar jogadores. Além de que na Europa eles não são demitidos se perderem 4 jogos seguidos. Poderíamos citar vááááários exemplos mas deixo 2:

    1 - Sir Alex Ferguson, desde 1986,vitoriosamente, no Manchester United (1 ano antes de eu nascer ele já treinava o Manchester... Imagina quantas séries de 4 derrotas seguidas ele não sofreu????)
    2 - Já citado outrora, Arsene Wenger desde 1996, vitoriosamente, no comando do Arsenal.

    Discussão boa essa...

    Abcs

    ResponderExcluir
  4. Renato

    Seus comentários estão tão bons, que criei um post exclusivo para a saudável discussão.

    http://futlecia.blogspot.com/2010/06/jorginho-x-dunga-x-flamengo-discussao.html


    Abração

    ResponderExcluir