quarta-feira, 30 de junho de 2010

Saiba tudo sobre as rivalidades que marcam as quartas de final

Fala Galera

Está cada vez mais próxima, para oito seleções, a chance de vencer a Copa do Mundo. Nada menos que 12 dos 18 títulos mundiais ainda estão em campo, o que dá o tom sobre as rivalidades e a força dos jogos que teremos pela frente na África do Sul.



Abaixo, jogo a jogo qual é a história dos confrontos que vão determinar os quatro países semifinalistas.

Confira:

Uruguai x Gana: duelo inédito

Jamais houve um confronto entre Uruguai e Gana na história do futebol. Em sua 11ª participação, os uruguaios enfrentarão um país africano pela terceira vez. Uma foi neste Mundial na vitória sobre 3 a 0 sobre a África do Sul e outro confronto ocorreu em 2002, contra Senegal, e acabou empatado por 3 a 3. Os ganenses só enfrentaram um país sul-americano, na sua primeira participação em 2006: derrota por 3 a 0 para o Brasil.

Bicampeão, o Uruguai chega pela quarta vez a um jogo de quartas de final. Em suas três participações anteriores, obteve duas vitórias (1954 e 70) e uma derrota (66). Gana já tem sua melhor participação em Copas ao passar da fase de oitavas.


Alemanha x Argentina: inimigos íntimos

Adversários em duas finais consecutivas de Copa, 1986 e 90, alemães e argentinos fazem duelo de cinco títulos mundiais em jogo. Até hoje, foram três duelos em Copas do Mundo: a Argentina venceu a decisão de 86 e levou o troco no Mundial seguinte. Em 2006, a Alemanha levou jogo para os pênaltis após empate por 1 a 1 e avançou graças ao goleiro Jens Lehmann.

Em números gerais, são 18 confrontos entre os dois países e a vantagem está nas mãos da Argentina, que venceu oito vezes e perdeu cinco - também ocorreram cinco empates. No último dia 3 de março, os argentinos enfrentaram os alemães em Munique e venceram por 1 a 0. Higuaín, um dos artilheiros do Mundial até aqui, fez o gol.


Holanda x Brasil: vantagem está com brasileiros

Para chegar até a semifinal, a equipe de Dunga terá pela frente um velho conhecido. A Holanda encara o Brasil pela quarta vez na história das Copas. Nos confrontos anteriores, os holandeses venceram por 2 a 0 em 1974, mas os brasileiros deram o troco em 94 em triunfo por 3 a 2, também nas quartas de final.

O tira-teima ocorreu quatro anos depois, na semifinal: após empate por 1 a 1 no tempo normal, Taffarel brilhou nos pênaltis e levou a Seleção para a final, mas o título acabaria nas mãos da França.

No total, são 10 jogos entre Brasil e Holanda, com quatro vitórias de brasileiros e ainda dois empates. O último confronto entre os países foi há quase 11 anos: em 9 de outubro de 1999, ambos se pegaram em Amsterdã e o duelo acabou em 2 a 2. Cafu, Roberto Carlos, Bergkamp e Zenden fizeram os gols.


Paraguai x Espanha: quase sempre jogo duro

Espanhóis e paraguaios se enfrentaram por duas Copas seguidas, o que fez surgir uma certa rivalidade entre os países. A primeira vez foi em 1998 e o duelo acabou empatado em 0 a 0. Na chave que ficou marcada como o da morte naquele Mundial, porém, Paraguai avançou às oitavas e a favorita Espanha caiu na fase de grupos.

Logo quatro anos depois, o sorteio recolocou os dois países na mesma chave. A Espanha venceu por 3 a 1 e ambos avançaram para as oitavas. O jogo não é de boa lembrança para Puyol, que marcou um gol contra para os paraguaios. Só houve mais um jogo entre os dois países: foi em outubro de 2002 e terminou empatado em 0 a 0.

Só uma vez em sua história a Espanha conseguiu terminar um Mundial entre os quatro melhores: foi em 1950, na Copa disputada no Brasil, quando acabou em terceiro. Paraguai, por sua vez, realiza sua melhor campanha da história.


Saudações,
Michel Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário