segunda-feira, 21 de junho de 2010

Jornais ingleses dizem que empate "lastimável" foi uma "desgraça"

Fala Galera

A péssima atuação da Inglaterra diante da Argélia na sexta-feira, que terminou em um empate por 0 a 0, não foi perdoada pela imprensa do país. Os principais jornais ingleses não economizaram nos adjetivos negativos para falar do fraco resultado, que deixou o time precisando de uma vitória para chegar às oitavas de final.


"A Inglaterra trabalhou para conseguir um empate lastimável", disse a BBC. "O desanimador desempenho deixou a equipe de Fabio Capello com um desafio pela frente para chegar à segunda fase".

Já o Guardian foi além: "o desempenho da Inglaterra não ficou devendo em nada a uma desgraça", afirmou o veículo, que também destacou que o time foi vaiado pelos próprios torcedores e teve uma atuação "sonolenta".

Fabio Capello e Wayne Rooney foram os homens mais cobrados pela imprensa. Enfurecidos, os tablóides ressaltaram o salário milionário do técnico e chamaram o atacante de "lixo".


O diário que mais pegou pesado com Rooney foi o Daily Star, que no sábado publicou em sua capa uma imagem do astro e os dizeres "Roobish", em um trocadilho com o nome do jogador e a palavra "rubbish" ("lixo", em inglês). O também criativo The Sun apelou para outro trocadilho em sua versão digital: "Roo-boo-zela", brincando com a palavra "boo" ("vaia").




As críticas ao camisa 10 vieram devido a sua atitude logo após o empate. Ainda no gramado do Estádio Green Point, na Cidade do Cabo, ele se virou para as câmeras de televisão e ironizou o comportamento dos irritados fãs da Inglaterra: "é legal ver seus próprios torcedores vaiando você".

A bronca de Rooney com a torcida foi destacada ainda pelo Daily Mail, que estampou em sua capa uma foto do atacante e a seguinte frase: "baixe a cabeça". Na manchete de apoio, o diário ainda completou: "melhor do mundo? Rooney se volta contra os torcedores que pagaram milhares (de libras) para ver seu herói".

O treinador da seleção também não foi poupado pela imprensa. O mesmo Daily Mail, assim, mandou, por meio de suas páginas internas, um recado ao italiano.

"Agora faça jus a seu salário, Capello", escreveu, ressaltando que o italiano recebe da Federação Inglesa de Futebol (FA) cerca de 6 milhões de libras por ano (R$ 15,78 milhões). Ele é o treinador mais bem pago entre os 32 que estão na África do Sul.

Outro tablóide fã de trocadilhos, o Daily Mirror ainda brincou com o nome da Cidade do Cabo em inglês (Cape Town) ao publicar uma imagem de Capello e o jogo de palavras "cape clowns" - em inglês, "clowns" significa "palhaços".

 Dois dos jornais mais vendidos da Inglaterra, os conservadores The Guardian e The Times, também criticaram a equipe nacional. O primeiro lamentou o time "sem alma, sem estímulos e sem esperança", enquanto que o segundo citou que o ponto somado não vale nada.

Em 23 de junho, a partir das 11h (de Brasília), os europeus avançarão às oitavas de final em caso de vitória simples sobre a Eslovênia, que coleciona quatro pontos, mas devem ser eliminados se empatarem, visto que os americanos encaram no mesmo horário a Argélia.


Saudações,
Michel Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário