Terminada a sétima rodada da Série B do Brasileirão.
Destaques para as vitórias de Sport, Coritiba, América-MG e Náutico.
O Duque de Caxias (foto) conseguiu a primeira vitória e os primeiros pontos no Campeonato Brasileiro desta temporada. Será que ainda dá para escapar da degola?
Paraná 2-1 Portuguesa

Choveu muito em Curitiba durante toda a sexta-feira e a partida, inclusive, chegou a ter sua realização ameaçada. Mas os times foram a campo brigando pela liderança da Série B. No primeiro tempo foram poucas chances criadas, devido ao estado ruim do gramado, mas quem abriu o placar foi a Lusa. Paulo Sérgio cobrou falta na área, o goleiro Juninho deu bobeira e rebateu a bola no corpo de Irineu, que acabou marcando contra.
Na segunda etapa, o técnico Marcelo Oliveira tirou o ala-direito Jéfferson e colocou o atacante Somália, passando a pressionar o adversário desde o primeiro minuto. E a virada saiu em dois lances praticamente seguidos e em duas cabeçadas. Primeiro, Alessandro Lopes aproveitou falta cobrada na área por João Paulo para tirar do goleiro Andrey; dois minutos depois foi a vez de Luiz Camargo receber cruzamento de Marcelo Toscano e virar o marcador.
Foi a quinta vitória do Paraná nesta Série B, a quarta no Durival de Britto, onde o Tricolor tem 100% de aproveitamento. Além disso, contando com o Estadual e a Copa do Brasil, são 14 jogos de invencibilidade atuando em casa. Com certeza é a equipe que mais surpreende neste início de Segundona, já que as perspectivas antes do começo do campeonato eram sombrias. Campanhas ruins no primeiro semestre, salários atrasados, jogadores pedindo rescisão de contrato, pressão da torcida… O Paraná soube contornar todos esses problemas e termina esta “1ª fase” da Série B na liderança isolada.
Já a Portuguesa perdeu uma após 3 vitórias seguidas caiu para sexta posição, com 13 pontos. Mesmo assim vem fazendo uma boa campanha e chega a esta pausa juntinho de seus adversários na ponta da tabela.
Bahia 0-1 Duque de Caxias
Após a goleada sofrida para o Icasa na última rodada, a ordem do técnico Renato Gaúcho era atropelar o Duque de Caxias para se reabilitar e reassumir a ponta da Série B. Tudo parecia perfeito: jogo em casa, apoio da torcida, adversário fraco, lanterna da competição sem nenhum ponto marcado… Mas esqueceram de combinar com o time do Rio de Janeiro, que aproveitou as poucas chances que teve e depois se fechou na defesa para garantir o resultado. O gol do jogo foi marcado por Mancuso, em bela cobrança de falta.
Foi a segunda derrota seguida do Bahia, que há 2 rodadas estava invicto na competição. Com isso, o Tricolor pausa para a Copa do Mundo com 13 pontos e fora do G4, na sétima colocação. Depois do jogo, Renato Gaúcho afirmou que esses 7 primeiros jogos serviram para avaliar o elenco e garantiu que reforços chegarão para melhorar a qualidade do time. É bom mesmo!
Já o Duque de Caxias respira um pouco mais aliviado, pois conseguiu seus primeiros pontos na Série B e, de quebra, deixou a lanterna nas mãos do Vila Nova. Ontem a equipe contou com a reestreia de Leandro Chaves, que ano passado teve boa participação na campanha que o clube fluminense fez na própria Segundona.
Guaratinguetá 2-2 Bragantino
No Dario Rodrigues Leite, o Guará entrou em campo tentando se recuperar da derrota sofrida na rodada passada, para o Ipatinga, e manter os 100% de aproveitamento jogando em casa. Mas não conseguiu sair de um empate com o Bragantino, após, inclusive, estar perdendo por 2 a 1. Lucio Flavio e Vagner Carioca marcaram para o Guaratinguetá, enquanto Leo Jaime e Esquerdinha anotaram para o time de Bragança Paulista.
Com o resultado, o Guará chegou aos 12 pontos e está em nono. Já o Bragantino empatou pela quinta vez e empatar muito em campeonato de pontos corridos não é nada bom. Por isso, a equipe de Marcelo Veiga é a 13ª na tabela, com 8 pontos.
Brasiliense 1-1 São Caetano
Na estreia do técnico Ivo Wortmann, o Brasiliense empatou mais uma, a terceira consecutiva na Série B. Dezinho marcou para os donos da casa, enquanto Eduardo, sempre ele, anotou para o Azulão. O atacante é o artilheiro da competição, com 6 gols marcados.
Com o resultado, o Jacaré chegou os 10 pontos e está na 12ª colocação. Já o São Caetano tem 12 e está em oitavo.
Santo André 1-3 Coritiba

Um dos favoritos ao acesso, o Coritiba começou mal a Série B, com uma derrota e dois empates. Mas antes que alguma pressão surgisse em cima do técnico Ney Franco, o Coxa engatou uma sequência de vitórias e conseguiu a meta de entrar no G4 antes da pausa para a Copa do Mundo. O triunfo de ontem, o quarto consecutivo, foi diante do Santo André, no Bruno José Daniel. Marcos Paulo, Ariel e Cleiton marcaram para o Coritiba, enquanto Altair descontou para o Ramalhão.
Com o resultado, o Coxa entrou no G4 pela primeira vez na competição e agora tem 14 pontos, na terceira posição. Já o Santo André perdeu novamente e está lá embaixo. É o 15°, com apenas 7 pontos. O técnico Sergio Soares já começa a ter seu trabalho questionado, o que é uma injustiça, já que mais da metade do time vice-campeão paulista deixou o Ramalhão após o estadual. São precisos reforços!
Náutico 2-0 Ipatinga
Vindo de 2 empates em casa e de uma goleada sofrida para o São Caetano, o Náutico entrou em campo pressionado para voltar a vencer na Série B. E conseguiu. Bruno Meneghel marcou duas vezes (ele tem 5 no campeonato, vice-artilheiro) no triunfo do Timbu, que chegou aos 14 pontos, na quarta posição. A vitória alivia as cobranças que estavam sendo feitas em cima do técnico Alexandre Gallo. Após a partida, o presidente do Náutico, Berillo Junior, negou que os salários estejam atrasados, justificativa dada para os resultados negativos das rodadas anteriores.
Já o Ipatinga perdeu a sexta na Série B e permanece na zona de rebaixamento, com apenas 3 pontos, em 18°. O time foi dirigido pelo interino Gerson Evaristo, mas depois do jogo o presidente do Tigre, Itair Machado, prometeu anunciar um novo treinador até quarta-feira. Vagner Benazzi, ex-Portuguesa, é o nome mais cotado.
América/MG 2-0 Vila Nova
No Mineirão, o América fez valer seu favoritismo diante do fraco time do Vila Nova e não teve dificuldades para vencer. Fabrício e Gabriel marcaram para o Coelho, que alcançou sua quarta vitória nos últimos 5 jogos. Com o resultado, o time chegou ao segundo lugar, com 14 pontos, apenas um ponto atrás do líder Paraná. A boa campanha do América tem muito a ver com a excelente forma de sua defesa, a melhor da Série B, com apenas 2 gols sofridos. O Coelho, porém, já tem um desfalque importante garantido para depois da Copa do Mundo: o ala-direito Danilo, um dos destaques da equipe este ano, foi negociado com o Santos e se apresentará na Vila Belmiro durante o recesso.
Já o Vila Nova segue em péssima fase, comprovando que o elenco é fraco. O Vila já demitiu o treinador Edson Gaúcho, dispensou 9 jogadores, mas a diretoria precisa mesmo é contratar. Na partida deste sábado o time foi dirigido pelo interino Zé Roberto, enquanto Paulo Comelli, o novo comandante, assistiu ao jogo das cadeiras do estádio. Ele assume a equipe nesta segunda-feira e terá bastante trabalho, pois além de ser o lanterna, o time goiano tem a pior defesa (16 gols sofridos, ao lado do Duque de Caxias) e o pior ataque (3 gols).
América/RN 0-5 Sport
O Sport parece ter se recuperado do péssimo início de Série B e conquistou o segundo triunfo seguido, desta vez uma goleada sobre o América-RN, fora de casa. Ciro (3 vezes), Adriano Pimenta e Moisés marcaram para o Leão da Ilha, que segue 100% sob o comando de Toninho Cerezo (2 jogos, 2 vitórias). O resultado tirou o Sport da zona do rebaixamento antes da pausa para a Copa do Mundo, mas após a partida um bate-boca via imprensa entre o principal goleador do time e o presidente do clube estremeceu o ambiente na Ilha do Retiro. Ciro afirmou que se sente desvalorizado no Rubro-Negro, que merece um aumento salarial e que a partir de agora jogará só por ele e não mais pelo sentimento que tem pelo Sport. Sílvio Guimarães, presidente do clube, respondeu dizendo que já deu dois aumentos salariais para Ciro e que iria puni-lo pelas declarações. É, quando a fase não é boa, até nas goleadas surgem problemas. O Sport é o 14°, com 7 pontos.
Porém, quem está com problemas, e problemas sérios, é o América-RN. O Dragão não conseguiu vencer nos 3 jogos que fez em casa nesta Série B e tem apenas 6 pontos, na 17ª posição. Apesar da péssima campanha, após a partida a diretoria garantiu a permanência de Gilmar Iser no comando da equipe. Mas é melhor esperar essa semana para ver o que vai acontecer.
Ponte Preta 1-2 Figueirense
No Moisés Lucarelli a Ponte Preta mostrou que terá que se reforçar e trabalhar bastante nesta pausa do campeonato se não quiser correr riscos de rebaixamento. A equipe do técnico Jorginho perdeu mais uma, a terceira consecutiva, e completou 5 partidas sem vencer. O treinador, aliás, está ameaçado de demissão. Diego marcou para os donos da casa, mas Willian e Roger Carvalho deram a vitória ao Figueirense.
A Macaca está na 16ª colocação, com apenas 6 pontos, e só não está na zona de rebaixamento porque tem saldo melhor do que o América-RN (-3 contra -7). Já o Figueirense ganhou a segunda seguida e está em quinto lugar, com 13 pontos.
ASA 3-0 ICASA
Completando a rodada, no confronto dos caçulas, o ASA se recuperou da goleada sofrida para o Figueirense no último jogo e bateu o Icasa com facilidade. O placar foi construído ainda no primeiro tempo, com Clayton Goiano, Marcos Tamandaré e Junior Viçosa. O time alagoano tem 10 pontos e está na 11ª posição. Já o Icasa também tem 10 pontos, mas é o 10°.
Classificação:
1) Paraná - 15
2) América/MG - 14
3) Coritiba - 14
4) Náutico - 14
5) Figueirense - 13
6) Portuguesa - 13
7) Bahia - 13
8) São Caetano - 12
9) Guaratinguetá - 12
10) ICASA - 10
11) ASA - 10
12) Brasiliense - 10
13) Bragantino - 8
14) Sport - 7
15) Santo André - 7
16) Ponte Preta - 6
17) América/RN - 6
18) Ipatinga - 3
19) Duque de Caxias - 3
20) Vila Nova - 3
Atilharia:
6 GOLS
Eduardo - São Caetano
5 GOLS
Bruno Meneguel - Náutico
Ciro - Sport
Saudações,
Michel Macedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário