Finalizada a quinta rodada do Brasileirão Série A. Timão segue líder, Ceará pula para segundo, Flu entra no G-4, Inter respira após queda de Fossati, e Goiás dá a lanterna na mão do rival.
Em uma jornada onde 50% dos jogos terminaram sem um vencedor, os cinco times que conseguiram três pontos neste fim de semana tiveram bons motivos para comemorar ao fim da rodada 5 do Brasileirão 2010. E mais uma vez o destaque foi o líder Corinthians, que ao derrotar os badalados “Meninos da Vila” por 4 a 2 no Pacaembu, se manteve isolado no topo da tabela. Na comemoração do terceiro gol, Dentinho e Ralf satirizaram a dancinha santista fazendo uma coreografada mímica de pescaria diante do maior público da rodada: 27.681 pagantes.
O Ceará, maior surpresa das primeiras rodadas, subiu para a segunda posição do Brasileiro graças à vitória por 1 a 0 do Cruzeiro, no Castelão, que recebeu a segunda maior audiência (19.694 pagantes). E como se tivesse saído do capítulo final da série “Lost”, o gol da vitória foi marcado pelo meia-atacante Lopes “Tigrão”, ex-Palmeiras e Flamengo, que disputou o Paulistão pelo modesto Monte Azul. A festa cearense teve momentos de exagero explícito: animados com a boa fase do time, torcedores levaram cartazes pedindo a convocação do meia Geraldo.
Empolgação também vive o Fluminense, que de virada passou pelo Atlético-MG por 3x1, em um duelo onde as maiores estrelas do jogo estavam fora das quatro linhas, os técnicos Muricy Ramalho e Vanderlei Luxemburgo. A decepção alvinegra ficou por conta de Diego Tardelli, que não fez boa partida. Fred e Alan marcaram pela primeira vez na competição na fase pós-apendicite de ambos. O Tricolor de Muricy já é terceiro colocado.
Se os tricolores cariocas ficaram mais leves sem os apêndices, o que dizer do Internacional após a demissão do técnico Jorge Fossati? O fato é que o Colorado goleou o Atlético-PR por 4 a 1, em sua primeira vitória no Beira-Rio, marcando todos os gols na etapa final. A resultado fez a equipe gaúcha saltar da zona de rebaixamento para a décima posição, com seis pontos: um a mais que o arquirrival Grêmio, que empatou com o Flamengo no Rio, um dia antes, por 1 a 1.
Se a vitória por 3 a 1 no clássico com o Atlético-GO não o tirou do malfadado Z-4, o Goiás ao menos respira aliviado por não estar mais na lanterna do campeonato. E deixou a última posição justamente nas mãos do rival rubro-negro, único que ainda não conseguiu uma vitória sequer.
Nos outros cinco jogos, cinco empates e apenas quatro gols. Ficaram no zero Avaí x Vitória, Palmeiras x Grêmio Prudente e Guarani x São Paulo. Ficaram no 1 a 1 Flamengo x Grêmio e Botafogo x Vasco.
Avaí 0 x 0 Vitória
Com muitos erros de passe, o jogo foi fraco e terminou sem gols.
Flamengo 1 x 1 Grêmio

Com um gol no início de cada tempo, Flamengo e Grêmio fizeram um jogo disputado no Maracanã, mas não saíram de um empate por 1 a 1 - resultado que não foi satisfatório para nenhum time no Campeonato Brasileiro. De contrato renovado com os cariocas, o veterano Petkovic colocou o time da casa na frente, mas o zagueiro Rodrigo igualou o placar na segunda etapa.
A partida começou equilibrada, mas o Flamengo foi rápido para abrir o placar com Petkovic. Aos 7min, ele lançou Léo Moura na direita, o lateral cruzou e Vágner Love cabeceou na trave; na sobra, Vinícius Pacheco rolou para trás uma bola quadrada que o meia sérvio ajeitou bonito e encheu o pé esquerdo para estufar a rede gremista.
Aos poucos, o time gaúcho foi adiantando a marcação e levando perigo ao gol flamenguista, mas nenhuma equipe criava chances claras de gol. Aos 30mi, Hugo rolou falta para Edílson e o lateral soltou a pancada, mas Bruno defendeu com os pés. O time rubro-negro diminuiu o ritmo inicial e viu os rivais crescerem no jogo.
Edílson voltou a ameaçar Bruno na bola parada aos 38min, mas o goleiro se esticou todo para evitar o gol de falta do lateral gremista. Acuado, o Flamengo respondeu no contra-ataque, aos 43min: Léo Moura deu passe longo e Vágner Love entrou finalizando para vencer Victor, mas o gol foi corretamente anulado por impedimento do camisa 9.
O técnico Silas tirou o inoperante William e colocou o jovem Roberson no ataque do Grêmio no intervalo, mas foi o Flamengo que assustou primeiro na segunda etapa. Aos 3min, Petkovic deu passe sensacional para Vágner Love, que ganhou da defesa na velocidade, mas concluiu em cima de Victor e perdeu a chance de ampliar.
A equipe tricolor aproveitou e chegou ao empate pouco depois, na bola parada. Fábio Rochemback bateu escanteio aos 6min e Rodrigo subiu para desviar na primeira trave, sem chances para Bruno, deixando tudo igual no marcador. A virada quase veio dois minutos depois, quando Roberson deu passe de calcanhar para Hugo, que chutou para defesa do goleiro flamenguista.
O Grêmio continuo mandando no jogo, mas não soube aproveitar a maior posse de bola e desperdiçou a chance de sair vencedor no Maracanã deserto - apenas 7mil pagantes.
Palmeiras 0 x 0 Grêmio Prudente
Em seu primeiro jogo como mandante na Arena Barueri, após o fechamento do Palestra Itália, o Palmeiras não conseguiu aproveitar o domínio da posse de bola e parou nas defesas do goleiro Márcio. O time alviverde apenas empatou em 0 a 0, contra o Grêmio Prudente.
Em situação inusitada, o time de Presidente Prudente foi visitante no estádio onde mandava seus jogos antes de migrar de cidade; e adotou uma postura defensiva e foi bastante pressionado pelo Palmeiras, que se impôs desde o começo do jogo, mas não conseguiu a vitória. O Palmeiras tem sérios problemas na conclusão a gol, um problema antigo do time...
Internacional 4 x 1 Atlético-PR
Em situação complicada no Campeonato Brasileiro e sendo treinado pelo interino Enderson Moreira após a demissão do técnico Jorge Fossati, o time colorado jogou bem, controlou as ações e venceu a partida por 4 a 1.
Os gols foram marcados por Alecsandro, aos 4min e aos 31min; Sorondo, aos 6min; Andrezinho, aos 11min. Todos os gols saíram no 2º tempo. Manoel descontou aos 38min do também do 2º tempo.
Guarani 0 x 0 São Paulo
São Paulo e Guarani sentiram a ausência de muitos titulares e fizeram jogo fraco no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. Após um primeiro tempo equilibrado, a equipe do técnico Ricardo Gomes teve uma sensível melhora na segunda etapa, mas o resultado final de 0 a 0 foi justo pelo que os dois times apresentaram.
Corinthians 4 x 2 Santos

O Corinthians teve sua revanche pela derrota diante do Santos na primeira fase do Campeonato Paulista de 2010. Com direito a comemorações que incluíram imitação das dancinhas santistas e simulações de "pescaria", o time do Parque São Jorge venceu o clássico válido pelo Campeonato Brasileiro por 4 a 2, no Pacaembu. Jorge Henrique, Bruno César, Ralf e Paulinho fizeram para a equipe de Mano Menezes; André e Marcel descontaram.
O timão teve como ponto forte a atuação de destaque do meio de campo na segunda etapa, marcando bem e criando chances com a dupla de armadores Danilo e Bruno César, que foi o destaque do jogo, participando dos dois primeiros gols, dando ritmo ao time e só saiu porque cansou.
O jogo teve um lance polêmico: Gol anulado de Marquinhos no primeiro tempo, quando o auxiliar apontou impedimento e revoltou os santistas.
Atlético-MG 1 x 3 Fluminense

Mesmo jogando no Mineirão, o Fluminense venceu o Atlético-MG, de virada, por 3 a 1. A equipe da casa saiu na frente com Muriqui, mas os cariocas voltaram melhor na segunda etapa e com gols de Gum, Alan e Fred conseguiram a vitória e chegaram à terceira posição no Campeonato Brasileiro, com 9 pontos.
Ponto Forte do Fluminense: Levou muito perigo nas jogadas aéreas. O argentino Conca deixou os atacantes em boas chances de finalizar.
Personagem do jogo: Fred. O atacante perdeu várias oportunidades ao longo da partida, mas mostrou muita disposição e chegou ao gol, o terceiro da partida.
Botafogo 1 x 1 Vasco

Em clássico disputado no Engenhão, Botafogo e Vasco fizeram uma partida truncada e não saíram de um empate por 1 a 1. Ernani abriu o placar para a equipe cruzmaltina em belo lance individual, mas Herrera empatou para os donos da casa cobrando pênalti. Os dois times criticaram a arbitragem, que teve decisões polêmicas em lances capitais da partida - a última de Carlos Eugênio Simon antes de seu embarque para apitar na Copa do Mundo da África do Sul.
No primeiro tempo, Lúcio Flávio invadiu a área e foi derrubado dentro da área pelo zagueiro Cesinha, mas Simon não anotou a penalidade a favor do Botafogo. Na segunda etapa, foi o Vasco quem reclamou: Jéferson recebeu de Elton e tocou na saída do goleiro, mas o assistente anulou o gol ao marcar falta que não ocorreu no lance anterior.
Ponto Forte do Botafogo: Meio de campo funcionou, com volantes marcando firme e Lúcio Flávio municiando os atacantes com bons passes.
Ponto Forte do Vasco: Explorou bem o lado esquerdo do ataque com as subidas de Ernani, que foi premiado com um bonito gol.
Ponto Fraco do Botafogo: Atuação apagada de Caio, que saiu vaiado pela torcida aos 30min do segundo tempo.
Ponto Fraco do Vasco: Errou muitos passes no meio, desperdiçando várias oportunidades de ataque.
Personagem do jogo: Ernani, que aproveitou a ausência do lesionado Ramon e se destacou pelo lado vascaíno
Ceará 1 x 0 Cruzeiro
O Ceará derrotou o Cruzeiro, por 1 a 0, no estádio do Castelão, em Fortaleza, com gol de Lopes, aos 39 min primeiro tempo. A equipe alvinegra manteve a invencibilidade na competição e chegou aos 11 pontos, alcançando a vice-liderança.
O time do técnico Adilson Batista, que permaneceu com 8 pontos e ocupa a nona posição, criou oportunidades de empatar a partida no segundo tempo, mas demonstrou desestabilidade emocional. Saído do branco de reservas, Wellington Paulista foi expulso após ficar oito minutos em campo.
Personagem do jogo: Misael, maior responsável pelo gol do Ceará. Avançou pela direita, invadiu a área e driblou Jonathan. Tocou para Lopes, que pôde concluir com o goleiro Thiago já batido.
Atlético-GO 1 x 3 Goiás
O Goiás obteve sua primeira vitória no Campeonato ao vencer o clássico local contra o Atlético-GO de virada, por 3 a 1, no Serra Dourada. O duelo em Goiânia reuniu dois times já em situação complicada neste início da competição, ambos na zona de rebaixamento.
Gols - Elias, aos 11, e Romerito, aos 25 minutos do primeiro tempo; Romerito, aos dez, e Bernardo, aos 14 minutos do segundo tempo.
Destaque foi Romerito com 2 gols e muito futebol.
Mico da rodada - Jogadores do Vitória fizeram aquecimento durante a execução do hino nacional. Enquanto os jogadores do time catarinense estavam perfilados, os baianos aqueciam tranquilos. A atitude dos visitantes gerou protestos da torcida na Ressacada. O quarto árbitro repreendeu o capitão Vanderson, do Leão, pelo ocorrido.
Gol Perdido da rodada - No empate por 1 a 1 entre Flamengo e Grêmio, sábado, no Maracanã, Jonas desperdiçou uma chance incrível, praticamente embaixo das traves (assista ao vídeo).
Golaço da rodada - O meia Romerito recebeu um bom passe do lado esquerdo, dominou na linha de fundo, livrou-se da marcação e bateu cruzado, no canto direito do goleiro Márcio, para virar o jogo (assista ao vídeo). Ele já havia balançado as redes ao empatar o jogo na primeira etapa.
Eu existo! da rodada - Lopes, aquele que fez sucesso no Palmeiras, foi pego no antidoping e disputou o Paulista no modesto Monte Azul, fez o gol do Ceará na vitória sobre o Cruzeiro por 1 a 0. E o time nordestino é o vice-líder do Brasileirão
Ator da rodada - Vinicius Pacheco, do Flamengo, cavou dois pênaltis bizarros no jogo contra o Grêmio. Pelo visto, ainda precisa ensaiar mais sua técnica de interpretação, já que o árbitro Wilson Pereira Sampaio não ficou convencido. Nem o técnico Rogério Lourenço, que o substituiu na etapa final.
Classificação:
1º - Corinthians - 13 pontos / 4 vitórias / 11 gols pró / 6 gols contra / saldo +5
2º - Ceará - 11 pontos / 3 vitórias / 4 gols pró / 1 gol contra / saldo +3
3º - Fluminense - 9 pontos / 3 vitórias / 6 gols pró / 4 gols contra / saldo +2
4º - Avaí - 8 pontos / 2 vitórias / 10 gols pró / 6 gols contra / saldo +4
5º - Botafogo - 8 pontos / 2 vitórias / 9 gols pró / 6 gols contra / saldo +3
6º - Palmeiras - 8 pontos / 2 vitórias / 5 gols pró / 3 gols contra / saldo +2
7º - São Paulo - 8 pontos / 2 vitórias / 5 gols pró / 3 gols contra / saldo +2
8º - Santos - 8 pontos / 2 vitórias / 11 gols pró / 10 gols contra / saldo +1
9º - Cruzeiro - 8 pontos / 2 vitórias / 7 gols pró / 6 gols contra / saldo +1
10º - Internacional - 6 pontos / 2 vitórias / 10 gols pró / 10 gols contra / saldo 0
11º - Atlético-MG - 6 pontos / 2 vitórias / 9 gols pró / 13 gols contra / saldo -4
12º - Flamengo - 6 pontos / 1 vitória / 7 gols pró / 6 gols contra / saldo +1
13º - Guarani - 6 pontos / 1 vitória / 6 gols pró / 7 gols contra / saldo -1
14º - Grêmio - 5 pontos / 1 vitória / 7 gols pró / 7 gols contra / saldo 0
15º - Vitória - 5 pontos / 1 vitória / 5 gols pró / 6 gols contra / saldo -1
16º - Vasco - 5 pontos / 1 vitória / 5 gols pró / 7 gols contra / saldo -2
17º - Grêmio P. - 5 pontos / 1 vitória / 8 gols pró / 11 gols contra / saldo -3
18º - Goiás - 4 pontos / 1 vitória / 5 gols pró / 8 gols contra / saldo -3
19º - Atlético-PR - 4 pontos / 1 vitórias / 7 gols pró / 12 gols contra / saldo -5
20º - Atlético-GO - 1 ponto / 0 vitórias / 3 gols pró / 8 gols contra / saldo -5
Artilheiros:
4 Gols:
Roger - Guarani
Muriqui - Atlético-MG
Saudações,
Michel Macedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário