Terminada a quinta rodada da Série B do Brasileirão.
Destaques para as vitórias de Paraná, Bahia, América-MG, Guaratinguetá e Portuguesa.
Portuguesa 2 x 0 Bragantino
No Canindé, a Lusa fez valer sua superiodade diante do Bragantino e venceu por 2x0, com tranquilidade. Maurício e Marcos Paulo marcaram para o time da casa, que chegou aos 10 pontos, na quarta colocação. Já a equipe de Bragança Paulista completou o terceiro jogo sem vitória e tem 6 pontos, na 12 posição
ASA 1 x 2 Coritiba
Embalado pelas duas vitórias consecutivas, o ASA recebeu o Coritiba contando com o apoio de sua torcida. Mas os planos do time alagoano começaram a ruir quando Ciel, o principal jogador da equipe, sentiu um problema muscular na coxa, ainda no primeiro tempo.Mesmo sem Ciel, os donos da casa ainda ficaram em vantagem numérica logo no início da segunda etapa, quando Marcos Paulo deu entrada criminosa, batendo as travas da chuteira no rosto de Edson Veneno, e recebeu o cartão vermelho. Logo depois o ASA abriu o placar com Claudiney Rincon.
Mas ai entrou em cena a força e a maior qualidade do Coritiba. Três minutos após sofrer o gol, o Coxa foi pra cima e empatou com Rafinha, em um belo gol, com direito a drible da vaca no adversário e tudo. A virada e a vitória heroica saíram aos 41 da segunda etapa, com Ramon de cabeça.
Paraná 1 x 0 Vila Nova-GO
A diretoria e os jogadores pediram e a torcida tricolor compareceu ao Durival de Britto (7.255 pagantes, maior público do ano no estádio) para ver o Paraná derrotar o Vila Nova por 1 a 0. Foi a terceira vitória consecutiva da equipe, a quarta no campeonato. Diferentemente das rodadas anteriores, o Paraná foi “econômico” no placar e a dupla de ataque Marcelo Toscano/Leandro Bocão, que já marcou 7 gols na competição, passou em branco. Coube ao volante João Paulo marcar o gol que garantiu os 3 pontos. Grande atuação do goleiro Max do Vila, que impediu um placar mais largo.
Náutico 2 x 2 América-RN
Atuandos nos Aflitos, o Timbu deu bobeira e deixou o América empatar o jogo em 2x2, depois de estar vencendo por 2 a 0. Zé Carlos marcou os dois do Náutico e Flávio Recife e Rodrigo Dantas fizeram para o time potiguar. O resultado impediu os donos da casa de terminarem a rodada na liderança. Agora, o Alvirrubro tem 11 pontos e está na segunda posição. Já o Dragão segue sem vencer na Série B e é o 17, com 3 pontos. Mesmo assim o empate diante do Náutico pode ser comemorado, em função das circunstâncias.
Mais uma vez o Timbu foi prejudicado pela indisciplina de seus jogadores. O zagueiro Walter foi expulso, quando o placar ainda marcava 1 a 0, a quinta expulsão da equipe em apenas 5 rodadas do campeonato. Depois da partida, o técnico Gallo pos na conta da arbitragem, alegando excesso de rigor, mas a grande verdade é que os jogadores do Náutico precisam botar a cabeça no lugar, pois, se a campanha até agora é muito boa, poderia estar melhor.
São Caetano 3 x 1 Ponte Preta
Jogando pela primeira vez no Anacleto Campanella, o São Caetano derrotou a Ponte Preta por 3 a 1 e chegou aos 8 pontos, na sétima posição. Kléber (2 vezes) e Artur fizeram os gols do Azulão, enquanto Pablo Escobar diminuiu para a Macaca. A Ponte, aliás, perdeu sua invencibilidade na Série B e não vence há 3 jogos. O time de Campinas tem 6 pontos e está na 13 colocação.
Brasiliense 1 x 1 Figueirense
Na Boca do Jacaré, o Brasiliense mais uma vez deu bobeira nos minutos finais e perdeu pontos preciosos. Na última rodada, diante do Coritiba, o time levou um gol aos 48 do segundo tempo e perdeu a partida. Desta vez, contra o Figueirense, a equipe de Roberto Fernandes saiu na frente com gol do estreante Rosembrick, mas permitiu o empate aos 46 do segundo tempo, gol do zagueiro João Felipe.
Com o empate, o Brasiliense chegou aos 8 pontos, na oitava posição, enquanto o Figueirense, que completou 3 partidas sem vencer, está em 12, com 7 pontos.
Guaratinguetá 3 x 1 Santo André
Assim como o América-MG, o Guaratinguetá também está invicto na Série B e tem 100% de aproveitamento atuando no Dario Rodrigues Leite. A vítima desta vez foi o Santo André. Renato Peixe, Nenê e Éverton marcaram para os donos da casa, enquanto Borebi, sempre ele, descontou para o Time do ABC. Com a vitória, o Guará chegou aos 11 pontos e está na quarta posição. Já o Santo André segue sofrendo as consequências do desmanche pós-Paulistão. Perdeu a terceira seguida e está na 15 colocação, com apenas 4 pontos.
O destaque do Guaratinguetá nesta Série B tem sido o ala-esquerdo Renato Peixe, que além do gol que marcou neste sábado (seu terceiro no campeonato), também foi o autor da assistência para o gol de Nenê. Já no Santo André a fase não anda boa mesmo. Em uma disputa de bola na área do adversário, o atacante William sofreu fratura exposta na perna direita.
Icasa 3 x 1 Duque de Caxias
No Romeirão, o Icasa não encontrou dificuldades para derrotar o lanterna Duque de Caxias. Junior Xuxa foi o destaque da partida, marcando dois gols e criando inúmeras outras oportunidades para o time cearense. Everaldo completou o placar e Leo Guerreiro marcou para o Caxias.
Foi a segunda vitória consecutiva do Icasa, que chegou aos 7 pontos, na 11 posição. Já a equipe do Rio de Janeiro sofreu a quinta derrota e segue como o pior time da Série B. O Duque de Caxias tem o segundo pior ataque, ao lado do Sport e do Bragantino, com apenas 4 gols marcados, além da defesa mais vazada (15 gols sofridos). Vai ser difícil escapar do rebaixamento desse jeito.
Bahia 2 x 0 Sport

Diante de mais de 32 mil pessoas, o Bahia fez valer o mando de campo e derrotou o Sport por 2 a 0, mantendo a liderança da Série B, agora com 13 pontos. Rogerinho e Ávine marcaram para o Tricolor Baiano, que alcançou a quarta vitória na competição e permanece invicto. Já o Leão da Ilha segue sem vencer e tem apenas 1 ponto, na antepenúltima posição. O Rubro-Negro foi comandado pelo interino Levi Gomes, já que o novo treinador, Toninho Cerezo, só assume o time a partir desta segunda.
Apesar da distância entre as equipes na tabela de classificação, a partida não foi fácil para o Bahia, que, mesmo assim, mereceu o resultado. Na próxima rodada o time encara o Icasa, fora de casa. Já o Sport recebe o vice-líder Paraná.
América-MG 4 x 0 Ipatinga
Quem vem fazendo excelente campanha e permanece invicto é o América-MG. O Coelho recebeu o Ipatinga no Mineirão e não teve dó. Sapecou 4 a 0, chegou ao seu terceiro triunfo consecutivo e agora tem 11 pontos, na terceira posição. Dudu Pitbull, Luciano, Thiago Silvy e Rodrigo marcaram os gols dos donos da casa.
Já a situação do Ipatinga é terrível. São 5 derrotas em 5 partidas, o pior ataque ao lado do Vila Nova (3 gols) e a segunda pior defesa (13 gols sofridos). Para completar, após mais um resultado negativo, o técnico Gilson Kleina pediu demissão. Ele havia levado a equipe à final do Campeonato Mineiro. Para o seu lugar, o nome mais cotado é Leonardo Condé, treinador do Tupi-MG. Vai ter trabalho para recuperar o Ipatinga, mas esses mesmos jogadores provaram no estadual que têm condições de fazer bem melhor do que estão fazendo.
Classificação:
1) Bahia - 13
2) Paraná - 12
3) América/MG - 11
4) Guaratinguetá - 11
5) Náutico - 11
6) Portuguesa - 10
7) São Caetano - 8
8) Brasiliense - 8
9) Coritiba - 8
10) ASA - 7
11) ICASA - 7
12) Figueirense - 7
13) Ponte Preta - 6
14) Bragantino - 6
15) Santo André - 4
16) Vila Nova - 4
17) América/RN - 3
18) Sport - 1
19) Ipatinga - 0
20) Duque de Caxias - 0
Atilharia:
4 GOLS
Heverton - Portuguesa
Kempes - Portuguesa
Marcelo Toscano - Paraná
Rodrigo Gral - Bahia
3 GOLS
Borebi - Santo André
Bruno Meneguel - Náutico
Ciel - ASA
Eraldo - América-RN
Leandro Bocão - Paraná
Luciano - América-MG
Renato - Guará
Saudações,
Michel Macedo