
Por Rodrigo Pimenta
Dia 18/07 terá início o Campeonato Brasileiro da Série C. O Estado do Rio de Janeiro terá um único - mas forte - representante: Macaé Esporte Futebol Clube.
Em 2009 o Macaé foi o 5º Colocado do Campeonato Carioca e ganhou uma das vagas para a Série D do Brasileirão, do mesmo ano, ao lado de Friburguense (7º colocado do Carioca. Bangu, o 6º colocado, desistiu oficialmente) e Madureira (Campeão da Copa Rio 2008).
No Brasileirão de 2009 Fez uma campanha eficaz com 8 Vitórias, 4 Empates e 4 Derrotas em 16 Jogos disputados. Foi Vice-campeão e conquistou uma das 4 vagas de acesso para a Série C de 2010.
A Série C de 2010 é dividida em 4 Grupos Regionais assim distribuídos:
Grupo A: Águia de Marabá (PA), Fortaleza (CE), Paysandu (PA), Rio Branco (AC) e São Raimundo (PA);
Grupo B: ABC (RN), Alecrim (RN), Campinense (PB), CRB (AL), Salgueiro (PE)
Grupo C: Gama (DF), Ituiutaba (MG), Luverdense (MT), Macaé (RJ), Marília (SP)
Grupo D: Brasil de Pelotas (RS), Caxias (RS), Chapecoense (SC), Criciúma (SC), Juventude (RS)
Após a Primeira Fase, classificam-se os 2 melhores colocados de cada Grupo para a Fase de Mata-Mata.
Em seguida teremos Semifinais e final. Apenas para decidir o arranjo dos times nas primeiras 4 colocações pois os 4 times já estarão classificados para a Série B de 2011.
Os Grupos A, C e D estão bastante equilibrados. Clubes tradicionais ficarão de fora ainda na primeira fase. Um bom começo de campeonato fará a diferença! Já os clubes do Grupo B podem se considerar privilegiados: Se o campeonato fosse por pontos corridos, brigariam para evitar a queda. Com esse formato de grupos, estão de volta à briga pelo acesso.
Águia de Marabá (PA), Gama (DF), Juventude (RS) e Macaé (RJ) são minhas apostas para os 4 primeiros lugares (Não necessariamente nessa mesma ordem...).
O Alvianil precisa apenas classificar na Fase de Grupos e obter êxito no primeiro jogo mata-mata para garantir mais um Clube da Federação do Estado do Rio de Janeiro na Série B (levando-se em conta que o Duque de Caxias se manterá por lá - o que está difícil de acreditar se o Clube não se organizar melhor - e que nenhum dos 4 Grandes do Rio cairá da série A...)
A estréia do Macaé será no dia 18/07, contra o Gama, às 16h, no Estádio Bezerrão - DF. A expectativa é que no Segundo jogo, contra o Luverdense, dia 25/07, aconteça a reabertura do Estádio Cláudio Moacyr que está sendo revitalizado e terá capacidade para 16 mil torcedores.
"Na verdade, é uma competição de tiro curto. Para conseguir o acesso, você precisa passar da primeira fase e vencer o primeiro mata-mata. Precisamos mostrar regularidade desde o início. Acredito em uma Série C muito equilibrada, com times tradicionais em campo, como Fortaleza, Juventude, Paysandu e Criciúma. Porém, o Macaé vem forte e queremos uma das quatro vagas", disse o técnico Dário Lourenço.
Boa Sorte Macaé! O Rio de Janeiro torce pelo seu acesso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário