
Fala Galera
Saiu a tão esperada Lista do Dunga para Copa do Mundo da África:
GOLEIROS: Julio César (Inter de Milão), Gomes (Tottenham) e Doni (Roma)
LATERAIS: Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Michel Bastos (Lyon) e Gilberto (Cruzeiro)
ZAGUEIROS: Lúcio (Inter de Milão), Juan (Roma), Luisão (Benfica) e Thiago Silva (Milan)
MEIO-CAMPISTAS: Felipe Melo (Juventus), Gilberto Silva (Panathinaikos), Ramires (Benfica), Elano (Galatasaray), Kaká (Real Madrid), Josué (Wolfsburg), Julio Baptista (Roma) e Kleberson (Flamengo)
ATACANTES: Robinho (Santos), Luis Fabiano (Sevilla), Nilmar (Villarreal) e Grafite (Wolfsburg)
Reservas da Lista (só entram em caso de contusão dos listados acima):
Alex (Chelsea - zagueiro), Carlos Eduardo (Hoffenheim - meia), Ronaldinho Gaúcho (Milan - meia), Sandro (Internacional - meia), Ganso (Santos - meia), Marcelo (Real Madrid - lateral) e Diego Tardelli (Atlético-MG - atacante).
Surpresa na Convocação do Grafite (afinal ele só esteve uma única vez na seleção de Dunga) e Doni (reserva no Roma e deixar de fora o Victor do Grêmio, muito melhor). Sem muitas surpresas das não convocações de Ganso, Neymar e Adriano.
Dunga está levando a panelinha dele. Como não tem mais jeito, agora é torcer.
A preocupação fica por conta do meio de campo. Com Kaká sem inspiração, não temos bons reservas no Banco...
Vejamos outras situações críticas e táticas:
Começamos pelo mau momento de Felipe Melo e Kaká, peças importantíssimas no 4-2-3-1 brasileiro. O primeiro é o volante que sai para o jogo e qualifica o passe na saída de bola, principal carência da equipe nos tempos em que Josué era o titular. Na Juventus, não tem passado de um jogador destemperado e com desempenho abaixo da média. E o segundo é o grande condutor do time, o homem que puxa os contra-ataques, é a grande referência técnica e um foco de liderança positiva. Para complicar ainda mais, o camisa dez vem convivendo com constantes problemas físicos e não consegue adquirir ritmo de jogo no Real Madrid. Luís Fabiano e Robinho também não estão voando em seus clubes, mas sempre corresponderam e devem crescer ao longo do período de treinamentos.
Outra questão a solucionar é a lateral-esquerda. Depois de testar André Santos, Marcelo, Kléber e Filipe Luís, Dunga leva Gilberto e Michel Bastos, os últimos convocados para a posição que não atuam na função há bastante tempo. O hoje meia pela direita do Lyon deve ser o titular, mas suas performances foram não mais que razoáveis. A missão de Dunga e do auxiliar Jorginho, que começou a carreira na posição, será readaptá-los e dar entrosamento ao lado esquerdo da retaguarda, porque, com Maicon pela direita, certamente o setor será tratado como o “mapa da mina” pelos adversários. Até porque Robinho não é tão combativo quanto Elano, Ramires ou até Daniel Alves do outro lado.
Por fim, a maior dificuldade com que o técnico terá que conviver no Mundial: considerando que o time titular será aquele que vem sendo utilizado, com uma mudança ou outra, desde o ano passado, não há na reserva um jogador capaz de mudar o jogo através de seu talento ou até por uma mudança tática do treinador. Mais que isso: a exclusão de Adriano também tira da suplência um atleta que imporia respeito aos adversários pelo peso de seu currículo em clubes e na própria seleção. Curiosamente, quem mais se aproxima de ser um “reserva consagrado” é o criticado Kléberson, campeão mundial em 2002. Apesar dos bons serviços prestados por Julio Baptista, causa arrepios imaginar o meia, suplente na Roma, assumindo a criação do meio-campo na vaga de Kaká.
Em compensação, é a defesa o setor mais forte do time de Dunga, com Júlio César, Maicon e Lúcio vivendo um momento especial na Internazionale. E o melhor: ainda mais entrosados depois de tantos jogos. Juan, Thiago Silva e Luisão são outros nomes incontestáveis para garantir a solidez que a seleção vai precisar para efetuar seu jogo baseado em contragolpes e bolas paradas.
A esperança dos que ainda acreditam é que a união e a fidelidade compensem as limitações de um grupo que carregará nos ombros a missão de calar com a taça os seus muitos detratores.
Será que o Dunga repetirá o Zagallo (???) e comentará: VOCÊS VÃO TER QUE ME ENGOLIR!!!
Saudações,
Michel Macedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário