Fala Galera
Hoje a Colina Histórica, o Caldeirão de São Januário faz aniversário!! O Estádio do Grande Vasco da Gama completa 83 anos. E hoje terá jogo da Copa do Brasil: Vasco x Corinthians-PR e eu estarei lá, é claro!
O Estádio do primeiro clube do Brasil a admitir jogadores negros já teve jogos memoráveis e outros eventos como Desfiles de 1o Maio, Primeiro Congresso Nacional de Educação, Corais, Palco da assinatura da CLT pelo presidente Getúlio Vargas.
Foi inaugurado em 21 de Abril de 1927, com o Amistoso Vasco 3 x 5 Santos. O primeiro gol foi marcado pelo santista Evangelista e o primeiro gol Vascaíno foi marcado pelo jogador Negrito.
Até 1930, ano da inauguração do Estádio Centenário em Montevidéu (para a primeira Copa do Mundo), era o maior das Américas. Até 1940, ano da inauguração do Pacaembu, o estádio era o maior do Brasil, e até 1950, na inauguração do Maracanã, era o maior do Rio de Janeiro. Após mais de 80 anos desde sua inauguração, este templo do futebol continua sendo o maior estádio particular da cidade.
O primeiro jogo da Seleção Brasileira no estádio ocorreu em 15 de janeiro de 1939, pela Copa Rocca. O Brasil perdeu de 5x1 para os rivais argentinos. O primeiro gol brasileiro foi feito por Leônidas da Silva, o Diamante Negro, que tinha jogado no Vasco cinco anos antes.
Também neste estádio foram jogados as finais da Libertadores de 1998, onde o Vasco foi campeão, e da Copa do Brasil de 2005. Foi palco também da Copa do Mundo de 1950.
No dia 30 de abril de 2002, o Travel Channel, famoso canal de televisão especializado em turismo realizou pesquisa que incluiu São Januário entre os sete melhores estádios do planeta para se assistir uma partida de futebol, junto com Camp Nou, Giuseppe Meazza, La Bombonera, Ibrox Stadium, Stamford Bridge e o Estádio Olímpico de Munique.
No Estádio São Januário a Seleção Brasileira de Futebol já disputou 23 jogos, sendo 19 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Desde a sua inauguração em 1927 até 1950 a Seleção disputava a maioria de seus jogos que fossem no Rio de Janeiro em São Januário, mas após a inauguração do Maracanã este estádio passou a ser o escolhido pela CBF. Trinta e nove anos após o último jogo, a Seleção voltou a disputar uma partida em São Januário. Em 1989 enfrentou a Seleção Japonesa, vencendo por 1 x 0. Em 1993, o confronto com a Seleção Paraguaia marcou a última partida disputada pela Seleção Brasileira em São Januário.
Algumas curiosidades:
- Em março de 1928 foram inaugurados os refletores e a arquibancada atrás de um dos gols. O jogo foi contra o time uruguaio Wanderers. O Vasco venceu por 1 a 0, com um gol do ponta-esquerda Santana, em um chute direto do escanteio. Nesse momento surgiu o gol olímpico, que recebeu esse nome em alusão ao fato de os uruguaios serem os campeões olímpicos da época.
- No dia 20 de maio 2007, o atacante Romário marcou o seu milésimo gol, na partida entre Vasco da Gama e Sport Recife.
- O maior artilheiro de São Januário é Roberto Dinamite, também maior artilheiro vascaíno, com 184 gols marcados no estádio. Logo em seguida vem Romário, com 152 gols, e Ademir Marques de Menezes, com 94 gols.

Saudações,
Michel Macedo
Muito bom!
ResponderExcluirO Vasco é o time da virada!
O Vasco é o time do amor!
Oi meu amor!!!
ResponderExcluirÉ muito bom te ver por aqui!!!
Te amo demais!!!