segunda-feira, 26 de julho de 2010

Ederson e David Luiz?

Fala Galera

Entre os dez jogadores estreantes na primeira convocação do técnico Mano Menezes para a seleção chamaram a atenção dois jogadores que atuam no futebol do exterior que pouco apareceram no futebol brasileiro. Abaixo, um pouco da história do meia Ederson, do Lyon, e do zagueiro David Luiz, do Benfica.


Natural de Parapuã, em São Paulo, Ederson, de 24 anos, está no Lyon desde 2008. Ele foi para o ex-clube de Juninho Pernambucano junto com o goleiro Hugo Lloris, que foi titular da seleção francesa na última Copa do Mundo. Antes, jogou quatro temporadas pelo Nice, onde iniciou sua carreira internacional. Para tirá-lo do pequeno clube francês, o Lyon pagou 14 milhões de euros.

Marcou o primeiro dos sete gols com a camisa da equipe num pênalti contra o Le Havre em setembro de 2008. Foi o gol da vitória da equipe. Na última Liga dos Campeões, esteve em campo em todas as partidas da equipe.

No Brasil, Ederson começou a carreira no RS Futebol, mas logo se transferiu para o Juventude. Tinha 18 anos e não era titular daquela equipe dirigida por Ricardo Gomes que terminaria em sétimo lugar no Campeonato Brasileiro de 2004.

Se nunca jogou pela seleção principal, Ederson tem experiência com seleção brasileira. Ele fez parte do grupo que conquistou o Mundial sub-17 em 2003.

Também campeão mundial por uma seleção de base (a sub-20 em 2007), o zagueiro David Luiz, 23 anos, é titular absoluto do Benfica. Na última temporada pudemos acompanhar as suas atuações na disputa da Liga Europa, onde o Benfica foi eliminado nas quartas de final pelo Liverpool.

Natural de Diadema, São Paulo, David Luiz começou a carreira no Vitória, onde foi campeão baiano logo na sua primeira temporada em 2005. Dois anos depois já estava no clube português.

Em março de 2007, fez sua primeira partida pelo Campeonato Português, contra o União de Leiria. As boas atuações fizeram o time assinar um contrato de cinco anos ao fim daquela temporada. No mesmo ano, marcaria o primeiro dos seus seis gols com a camisa do Benfica logo num clássico contra o Sporting.

Na última temporada, fez 49 jogos e marcou três gols pelo Benfica, ajudando o clube a conquistar o título nacional depois de cinco anos de jejum e quebrando a hegemonia do Porto. Pelos Encarnados, o zagueiro também foi campeão da Copa de Portugal em 2009 e 2010.

Saudações,
Michel Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário