Fala Galera
Terminada a décima rodada da Série B do Brasileirão.
Destaques para as vitórias de Náutico (que se mantém na liderança), Coritiba, América-MG e São Caetano.
Figueirense 2 x 2 Santo André
No Orlando Scaperlli, a torcida do Figueira compareceu, empurrou, mas o time, apesar de ter jogado melhor, cedeu o empate ao Santo André. O jogo não foi como o técnico Márcio Goiano e os jogadores esperavam. O Figueirense chegou aos 20 pontos, mas está em terceiro. Nada mal, mas a torcida e o time queriam mais.
Para a próxima rodada, sábado (31/07) contra o Bahia, a novidade no Figueira pode ser a estreia do atacante Reinaldo, grande contratação do clube para a competição. Se entrar em campo, Reinaldo tem muito a acrescentar, não só em termos técnicos, como em experiência.
Sobre o jogo, um confronto difícil para os donos da casa, já que o Santo André é uma equipe que não costuma se intimidar, mesmo atuando longe do seu estádio. Não deu outra. Por duas vezes o time de Sérgio Soares esteve atrás no placar, mas foi buscar o empate. Apesar do bom resultado fora de casa, a situação do vice-campeão paulista ainda é incômoda no campeonato: 14ª colocação, com 11 pontos
Brasiliense 3 x 0 Paraná
No Serejão, o Brasiliense finalmente venceu, após 6 rodadas, e conseguiu se refazer após o vexame do jogo anterior, quando havia sido goleado pelo ASA por 6 a 1. O técnico Ivo Wortmann teve grande responsabilidade no resultado, já que escalou uma equipe ofensiva, com 2 meias e 3 atacantes. O placar foi justo e poderia ter sido até maior, tamanha a facilidade encontrada em campo.
Ainda acredito que o Brasiliense possa brigar por uma das vagas na Série A, já que tem jogadores de qualidade, experientes, e em breve receberá mais dois: o atacante uruguaio Acosta e o lateral-esquerdo Anderson Pico, ex-Grêmio. O Jacaré está na 10ª posição, com 14 pontos.
Já o Paraná está cada vez pior. Ainda não venceu após a Copa do Mundo e em 3 rodadas caiu da liderança para a 8ª colocação. O time mais uma vez não jogou e, inclusive, desperdiçou um penalti, cobrado por Marcelo Toscano. Um dado curioso (e preocupante) é que foi o sexto penalti para o Tricolor nesta Série B e apenas um foi convertido, justamente o cobrado pelo goleiro Juninho, diante do Guaratinguetá. Não é normal, não é mesmo?!
A situação financeira do clube, já conhecida por todos, é cada vez mais desesperadora. Há um compromisso de se quitar parte da dívida com os jogadores até dia 31 deste mês, mas a própria diretoria paranista já afirmou que não sabe como vai cumprir o acordo. Enquanto isso alguns atletas vão deixando o clube. O zagueiro João Leonardo se transferiu para o futebol iraniano e o procurador do atacante Marcelo Toscano, um dos destaques do time (mas que vem jogando um futebol apagado ultimamente), disse após o jogo contra o Brasiliense que seu cliente pretende sair do Paraná também. Vamos ver no que isso vai dar
América-RN 0 x 0 Bragantino
Não era tão difícil de adivinhar que América e Bragantino não sairiam do zero no Machadão. O Mecão ainda não conseguiu vencer em casa (2 empates e 3 derrotas). Já o Bragantino ainda não venceu fora (5 empates e 1 derrota). O Braga, aliás, é a equipe que mais empatou na Série B, 7 vezes. Ambos têm apenas 1 vitória no campeonato. O time paulista tem o segundo pior ataque (8 gols). O potiguar, o terceiro (9 gols).
O América, porém, teve chance de sair com os 3 pontos, já que jogou com um a mais desde os 18 do primeiro tempo. A falta de qualidade da equipe de Lula Pereira, no entanto, impediu que grandes oportunidades de gol fossem criadas. O próprio treinador rubro falou após a partida que faltou iniciativa ofensiva da parte de seus jogadores para que a vitória saísse. Nas vezes em que chegaram na área do Bragantino, os atacantes americanos esbarraram na boa atuação do goleiro Gilvan, que, aliás, faz ótima Série B.
América-RN e Bragantino são duas das equipes mais fracas do campeonato e correm sérios riscos de serem rebaixadas. Suas colocações na tabela confirmam isso: o time de Natal é o 18°, com 7 pontos, enquanto os paulistas estão em 16°, com 10
América-MG 2 x 0 Icasa
Diante de um público ridículo (343 torcedores), o América chutou a má fase para escanteio e voltou a vencer na Série B. Está certo que a exibição não foi lá essas coisas, como os próprios técnico Mauro Fernandes e goleiro Flavio falaram após o jogo. Mas a vitória veio em ótima hora, já que os dois jogos sem vencer no pós-Copa começavam a preocupar o Coelho. Hélton Luiz, substituto de Luciano, e Thiago Silvy marcaram para o América, que voltou ao G4. O time está na 4ª posição, com 18 pontos e saldo melhor que o São Caetano (9 a 7).
Apesar da vitória, a defesa americana deu bastante espaço para o Icasa, que assutou em alguns momentos. Mas os cearenses encontram sérias dificuldades quando atuam fora do Romeirão. Foi a 4ª derrota em 5 jogos longe da torcida. Num campeonato duro como a Série B, é essencial pontuar também fora de casa para se evitar riscos desnecessários no final.
Ponte Preta 1 x 1 Ipatinga
No Moisés Lucarelli todos esperavam que a Ponte fosse se impor não só por jogar em casa, mas por ter uma equipe melhor do que o Ipatinga, mas não foi isso que aconteceu. Apesar do domínio da partida, muito em função da postura defensiva dos mineiros, a Macaca teve poucos momentos em que exerceu pressão suficiente para ameaçar Douglas. Algumas chances foram criadas esporadicamente até que Reis, já aos 37 do segundo tempo, abriu o placar. Foi o quinto gol dele na Série B. Porém, aos 42, Alessandro empatou e puniu a falta de criatividade pontepretana. Ótima atuação de Ivo, que deixou a equipe mais encorpada ofensivamente quando entrou na etapa final. André esteve sumido, algo justificável, já que ainda recupera ritmo depois da longa inatividade.
Ainda acho que a Ponte Preta pode apresentar futebol bem melhor do que vem fazendo. A 15ª colocação e o empate em casa com o penúltimo colocado do campeonato mostram que a situação não é das melhores e há insatisfação da torcida. Após a partida, o técnico Jorginho elogiou a atuação, chamando-a de “excelente” e disse que conta com novos jogadores que estão chegando para aprimorar a qualidade da equipe. O treinador, porém, recebeu reforços de nome no período de Copa do Mundo e ainda não conseguiu montar um bom time. Jogadores para isso ele tem. Mas o primeiro passo é não se iludir e saber que há bastante o que melhorar para ser realmente excelente.
Já o Ipatinga, pelos jogadores que tem, também deveria estar numa colocação melhor do que a penúltima posição da Série B. São apenas 5 pontos em 10 partidas. Muito pouco para um time que entrou na competição com a moral de vice-campeão mineiro e manteve boa parte do elenco. O Ipatinga tem condições de escapar dessa situação incômoda, mas o técnico Leonardo Condé precisa logo arrumar a equipe, antes que seja tarde.
São Caetano 2 x 0 ASA
O São Caetano fez o suficiente para entrar na briga por uma vaga na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Sem grandes dificuldades, o time paulista bateu o ASA por 2 a 0 no Estádio Anacleto Campanella.
O bom resultado fez o São Caetano assumir a quinta posição, com 18 pontos. O clube alagoano, por outro lado, continua em posição intermediária, com 13 pontos.
O São Caetano teve domínio completo no primeiro tempo. Diante de um ASA amedrontado, o time paulista buscou o ataque desde o início e teve, no mínimo, quatro chances claras para abrir o placar. Na melhor delas, aos 12 minutos, Fernandes escapou em velocidade pelo lado esquerdo e cruzou para a área. Livre de marcação, Eduardo perdeu gol feito ao cabecear por cima do gol.
Depois de tanto insistir, os donos da casa conseguiram chegar ao gol em um lance de bola parada. Aos 43 minutos, Everton Ribeiro cobrou falta com maestria e acertou o ângulo direito do goleiro Paulo Musse. Na segunda etapa, o jogo foi mais equilibrado, mas os times criaram pouco. Somente aos 42 minutos, os mandantes ampliaram com um belo voleio de Fernandes.
Na próxima sexta-feira, o São Caetano volta a campo para enfrentar a Portuguesa, no Canindé, em São Paulo. Já o ASA busca a reabilitação contra o América-MG, no sábado, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca.
Coritiba 2 x 1 Sport
O Coritiba deu sequência a excelente série de jogos sem perder na Série B do Campeonato Brasileiro. Desta vez, a vítima foi o Sport, que perdeu por 2 a 1, na Arena Joinville, em Santa Catarina. Os gols de Betinho e Marcos Aurélio garantiram a vice-liderança à equipe paranaense, com Eduardo Ratinho diminuindo para os pernambucanos.
Após a derrota na estreia do torneio para o Náutico, o Coritiba acumula uma série de nove jogos invicto - seis vitórias e três empates -, campanha que deixa a equipe na segunda colocação da Série B, com 21 pontos - apenas dois atrás do próprio Náutico. Já o Sport estaciona nos 11 pontos e fica em 13º.
Na próxima partida, o Coritiba tentará alcançar a ponta da tabela contra o Vila Nova, em Goiânia, na sexta. Já o Sport buscará a reabilitação diante do Duque de Caxias, na Ilha do Retiro, na abertura da 11ª rodada, na terça.
Náutico 3 x 2 Bahia
O Náutico recuperou a liderança isolada da Série B do Campeonato Brasileiro. Após ser provisoriamente destituído da ponta pelo Figueirense na terça-feira, o clube pernambucano virou para cima do Bahia no Estádio dos Aflitos pela décima rodada, assegurou a vitória por 3 a 2 e retomou a primeira colocação de forma isolada na briga pelo retorno à elite nacional.
O Bahia surpreendeu no Recife e abriu o marcador aos 11min do primeiro tempo com o meia Vander, com um chute forte da entrada da área. O Náutico só conseguiu se encontrar na partida após 30 minutos de bola rolando, quando chegou à virada rapidamente com duas jogadas individuais: primeiro, o meia Giovani igualou aos 31min e, aos 34min, o atacante Geilson estabeleceu o 2 a 1.
Mais agudo em campo com a vantagem a seu favor, o Náutico alcançou seu terceiro gol ainda na etapa inicial. Bem posicionado, o atacante Cristiano fez o terceiro de carrinho, aproveitando cruzamento rasteiro de Geilson na pequena área. Na etapa final, uma falha de Ramirez na saída de bola abriu o caminho para o Bahia descontar com Ávine aos 10min, após rebote do goleiro Gledson, mas a equipe alvirrubra segurou a vantagem até o apito final.
Até lá, porém, a partida ficou nervosa e ficou marcada, também, por três expulsões. O atacante Thiaguinho deixou o Náutico com um a menos aos 35min por falta dura, mas o Bahia viu dois de seus jogadores receberem o cartão vermelho nos acréscimos: o zagueiro Alison e o goleiro Fernando, após acumularem dois amarelos.
O próximo compromisso do líder Náutico na Série B será às 16h (de Brasília) de 31 de julho, sábado, contra o Paraná na Vila Capanema. O Bahia, por sua vez, volta a Pituaçu para recepcionar o Figueirense, em jogo marcado para os mesmos dia e horário.
Guaratinguetá 1 x 1 Portuguesa
A Lusa perdeu mais uma chance de entrar no G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Vadão empatou com o Guaratinguetá por 1 a 1, fora de casa, e ficou mais uma vez fora da zona de classificação à elite do futebol brasileiro.
O gol dos donos da casa foi marcado por Nenê, enquanto Héverton empatou para os visitantes.
A Portuguesa, que iniciou a rodada na quinta colocação chega aos 17 pontos em dez partidas e terminou a rodada em 6o.. A Garça, que iniciou bem a competição também soma 17 pontos e está em 7o. A Lusa volta a campo somente na próxima sexta-feira, quando recebe o São Caetano no Canindé. O jogo está marcado para as 21h (de Brasília). Ao mesmo tempo, o Guaratinguetá enfrenta o Icasa, longe de seus domínios.
Duque de Caxias 1 x 0 Vila Nova-GO
Na última partida da décima rodada da Série B, o Duque de Caxias bateu o lanterna da competição, Vila Nova, no Engenhão, por 1 a 0. Durante a primeira etapa as duas equipes fizeram um jogo equilibrado, até que Édson marcou o único gol do jogo que deu a vitória ao Duque. A equipe do técnico Gilson Kleina segue na zona de rebaixamento, mas sobe uma posição na tabela, agora em 17o.
No primeiro tempo os dois times chegavam ao ataque, mas 'pecavam' nas finalizações. Somente aos 40 minutos os donos da casa assustaram. Somália quase abriu o placar para o Duque, mas Rodrigo tirou a bola quase em cima da linha do gol. Quatro minutos depois Paulo Rodrigues cruzou para o zagueiro Édson fazer, de cabeça, 1 a 0 para o time do Rio.
Depois do intervalo, o Duque passou a ter maior controle sobre o jogo e administrou o resultado mantendo a posse de bola no campo de ataque. Um dos jogadores mais dispostos, Somália aparecia em todas as jogadas na área adversária. O maior susto no segundo tempo ficou por conta do alteta do Duque de Caxias, Leandro Chaves que ficou desacordado após um choque em campo e foi encaminhado a um hospital para receber cuidados médicos, mas passa bem.
Classificação:
1) Náutico - 23
2) Coritiba - 21
3) Figueirense - 20
4) América/MG - 18
5) São Caetano - 18
6) Portuguesa - 17
7) Guaratinguetá - 17
8) Paraná - 16
9) Bahia - 16
10) Brasiliense - 14
11) ASA - 13
12) ICASA - 13
13) Sport - 11
14) Santo André - 11
15) Ponte Preta - 11
16) Bragantino - 10
17) Duque de Caxias - 9
18) América/RN - 7
19) Ipatinga - 5
20) Vila Nova - 4
Artilheiro:
Heverton (Lusa) - 8 gols
Saudações,
Michel Macedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário