Fala Galera
Cotados para a Seleção Brasileira, Mano e Muricy se dão bem.
Se o Campeonato Brasileiro fosse vestibular para os candidatos à vaga de treinador da Seleção Brasileira, os resultados da rodada 9 deixariam Mano Menezes e Muricy Ramalho na frente. O estreante Felipão e Ricardo Gomes, outros cotados na bolsa de apostas, ficariam em desvantagem. Invicto e líder, agora isolado - o Corinthians bateu o Atlético-MG do nem mais cotado Vanderlei Luxemburgo por 1 a 0, e o Ceará foi derrotado pelo Inter por 2 a 1 -, Mano vive um momento melhor.
Mas Muricy Ramalho, vencedor de três Brasileiros nos tempos de São Paulo, conhecedor como poucos dos caminhos para chegar ao título, já segue na cola. O Fluminense obteve uma vitória importante por 1 a 0 sobre o Santos em plena Vila Belmiro e agora é vice-líder, com 19 pontos ganhos, dois atrás do Timão. Na corrida para ser campeão, já passou para o retrovisor o Ceará, agora treinado por Estevam Soares e em terceiro lugar, com 18.
Tudo bem que Felipão fez apenas a sua estreia pelo Palmeiras e ainda tem muito chão pela frente. Mas seu amigo e companheiro de penta mundial Antonio Lopes botou água no chope com a vitória do Avaí por 4 a 2 na Ressacada. Se o time catarinense subiu do 10º para o sexto lugar, o pentacampeão mundial já desceu quatro posições, da 7ª para a 11ª.
Ricardo Gomes já está no São Paulo desde o ano passado, quando entrou jno lugar de Muricy Ramalho. Dos selecionáveis, é o único que pode levantar a Libertadores. Mas no Brasileirão, a fase é amarga. No sábado, o técnico não conseguiu evitar a derrota do São Paulo para o Vitória, em Salvador, por 3 a 2. Se a equipe baiana subiu da 16ª para a 10ª posição, o Tricolor Paulista caiu da nona para a 13ª e começa a se preocupar mais.
Nesse mesmo espírito de seleção brasileira, Rogério Lourenço, que já treinou o Brasil (sub-20), conduziu o Flamengo, que bateu o Atlético-GO por 1 a 0 no Serra Dourada, ao quarto lugar na competição, com 15 pontos. Ainda sem reforços para o ataque e sofrendo com as notícias envolvendo o caso Bruno, a equipe rubro-negra conseguiu duas vitórias seguidas no pós-Copa. Nessa mesma levada vem o Cruzeiro de Cuca, que só não está no G-4 porque no critério de desempate com os rubro-negros leva desvantagem nas expulsões. A vitória em casa por 1 a 0 sobre o Goiás mostra que com o novo treinador a Raposa promete aprontar.
Se o G-4 passou por mudanças, houve melhora na média de gols. Na rodada 9 cresceu para 2,6. Na volta dos jogos após a Copa do Mundo, na rodada 8, os números haviam baixado para 2,1. A má notícia é que a parte disciplinar piorou. Neste fim de semana, foram 51 cartões amarelos (um a menos que na rodada anterior). Mas houve mais expulsões: os árbitros distribuíram cinco vermelhos, contra um no meio da semana.
Grêmio vai para a degola
Bater no Beira-Rio a muralha do Ceará, que até então só havia sofrido um gol na competição, foi bom para o Inter, que não só pulou na tabela de classificação como provocou mudanças na parte de cima. O Colorado passou do 12º para o 7º lugar. O Ceará caiu da vice-liderança para o terceiro, três pontos atrás do líder, o Corinthians, e um do Fluminense, que o ultrapassou.
A equipe gaúcha está na cola do Avaí, outro em alta após o triunfo sobre o Palmeiras. Aliás, os grandes de São Paulo, exceto o Corinthians, não estiveram bem. O Santos, que estava no G-4, com 12 pontos, após a derrota em casa para o Flu caiu para a nona posição. Atrás do Guarani, que se manteve em oitavo, com 13, ao empatar com o Botafogo por 1 a 1 no Engenhão. O Alvinegro Carioca segue em queda. Agora, ocupa a 15ª posição.
Ainda assim, figura à frente de outros grandes. O Atlético-MG vem logo atrás, na 16ª colocação, com nove pontos. Daí em diante, começa o drama da zona da degola, da qual o Grêmio agora faz parte.
A derrota para o xará paulista, o Grêmio Prudente, fora de casa, não podia ter sido mais catastrófica. O time paulista não só saiu do grupo de rebaixamento como entregou sua vaga para os gaúchos, que agora encabeçam uma lista que tem Vasco, com nove pontos - apesar da vitória sobre por 3 a 1 sobre o Atlético-PR. Em seguida, aparece o próprio Furacão, com sete, à frente apenas do lanterna do campeonato, o Atlético-GO, que estacionou nos quatro pontos com a derrota para o Fla.
Frango da rodada – Há quem chame de frango, há quem chame de peru. Nesta rodada, pode chamar de pato. Pato Abbondanzieri. O goleiro do Inter mostrou por que vem sendo questionado pela torcida. Aos 17 do segundo tempo, Michel bateu de fora da área, o goleiro se abaixou para defender, mas deixou a bola passar. Sem Jabulani para reclamar, o argentino culpou a chuva pela falha.
Mico da rodada - “Vou pegar o cartão amarelo. Não está neste bolso. Nesse também não. No bolso do calção? Ih, perdi? Cadê?” Deve ter sido mais ou menos isso o que passou pela cabeça do árbitro Leonardo Gaciba enquanto ele procurava o cartão amarelo para mostrar a Pierre. Ele havia caído durante a corrida do juiz. O prestativo Caio, do Avaí, fez o favor de devolver.
Golaço da rodada - É também da Ressacada que vem o golaço da nona rodada. No rápido contra-ataque do Avaí, Rivaldo lançou para Roberto, que driblou o goleiro Deola ainda na intermediária. E foi de lá mesmo que o atacante do time catarinense chutou, de trivela, para fechar o placar em 4 a 2 para os mandantes.
9a Rodada:
17/07/10
Vitória 3-2 São Paulo
Vasco da Gama 3-1 Atlético/PR
18/07/10
Avaí 4-2 Palmeiras
Atlético/GO 0-1 Flamengo
Corinthians 1-0 Atlético/MG
Internacional 2-1 Ceará
Botafogo 1-1 Guarani
Santos 0-1 Fluminense
Cruzeiro 1-0 Goiás
Grêmio Prudente 2-0 Grêmio
Classificação:
1) Corinthians - 21
2) Fluminense - 19
3) Ceará - 18
4) Flamengo - 15
4) Cruzeiro - 15
6) Avaí - 14
7) Internacional - 13
7) Guarani - 13
9) Santos - 12
9) Palmeiras - 12
9) Vitória - 12
9) Grêmio Prudente - 12
13) São Paulo - 11
13) Goiás - 11
15) Botafogo - 9
15) Grêmio - 9
15) Atlético/MG - 9
15) Vasco da Gama - 9
19) Atlético/PR - 7
20) Atlético/GO - 4
Artilheiro:
Roger (Guarani) - 6 gols
Saudações,
Michel Macedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário