quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Copa Sul-Americana pode tirar quarta vaga do Brasileirão

Fala Galera

Começa esta semana a Copa Sul-americana, competição que passa a ser o caminho mais curto para a Libertadores, já que cada time poderá jogar, se chegar à final, dez partidas, contra pelo menos dez da Copa do Brasil – dependendo das vitórias por dois gols de diferença nas duas primeiras fases. Atlético-MG, Avaí, Goiás, Grêmio, Grêmio Prudente, Palmeiras, Santos e Vitória iniciam na disputa do torneio. É mais uma possível vaga para brasileiros na Libertadores? Não.


Com a confirmação da Conmebol que a Copa Sul-americana dará vaga para a pré-Libertadores do ano seguinte, o país da equipe campeã “perderá” uma vaga na competição. Atualmente, a entidade garante duas vagas diretas para Uruguai, Chile, Paraguai, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Peru e México, quatro para Brasil e Argentina e ainda uma para o atual campeão. As cinco restantes vão para os classificados da pré-Libertadores. Esta configuração não será alterada para 2011.

No Brasil, as vagas diretas são oferecidas para o vencedor da Copa do Brasil, ao campeão, vice e terceiro lugar do Brasileiro (o quarto lugar disputa a pré-Libertadores). No caso de um dos brasileiros ser o campeão da Sul-Americana, a quarta vaga do campeonato nacional deixa de existir.

Assim, campeão ,vice e terceiro do Brasileirão disputarão a principal competição do continente, além do vencedor da Copa do Brasil. Apenas o vencedor da Sul-Americana vai para a fase pré.

São duas situações: uma é se o campeão da Sul-Americana for brasileiro – o que automaticamente irá tirar a vaga do quarto colocado do Brasileirão. Outra é se tivermos o campeão da Libertadores, que ocasionará em mandar o terceiro lugar na competição nacional para a disputa da pré-Libertadores.

A competição nacional termina em 5 de dezembro e a finalíssima da Sul-americana está marcada para o dia 8. O quarto colocado poderá ter que esperar três dias para comemorar a vaga conquistada. Até lá, você verá sites, jornais, TVs e rádios separando os quatro primeiros do resto da classificação. Mas ser quarto colocado no Campeonato Brasileiro, a partir de 2010, não é mais um lugar seguro.

Saudações,
Michel Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário