quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Brasileirão Série A - 13a Rodada

Fala Galera

Vitoriosos no domingo, Fluminense e Corinthians, separados por apenas um ponto, se consolidaram como destaques do primeiro terço do Campeonato Brasileiro 2010. E abriram uma vantagem inédita para os demais competidores desde que o Nacional passou a ser disputado em pontos corridos, em 2003. Após 13 das 38 rodadas, a diferença do líder Flu (29) para o terceiro colocado, o Ceará (21) é de oito pontos. Até então, a maior distância era quatro pontos, registrado em 2004 e 2009.


Com a vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio no Olímpico, o Tricolor carioca não só manteve a liderança como igualou o melhor desempenho de um clube nos pontos corridos nesta altura do torneio. Apenas o São Paulo em 2006, também sob o comando de Muricy Ramalho, havia conseguido marcar 29 pontos nas 13 primeiras partidas. E foi campeão naquele ano.

Além do avanço de Flu e Timão, a rodada foi marcada também pela demissão de técnicos. Silas e Estevam Soares perderam seus empregos no Grêmio e no Ceará, respectivamente.


O triunfo do líder do Brasileirão em Porto Alegre foi a gota d'água para o presidente gremista Duda Kroeff. Após ver o time completar sete partidas sem vitória no torneio e seguir em antepenúltimo lugar (12 pontos), o dirigente decidiu dispensar o treinador Silas. A diretoria optou pelo polêmico Renato Gaúcho.

O Corinthians também segue o ritmo forte do Fluminense e não deixa o Tricolor carioca desgarrar. O Timão reencontrou o Flamengo no Pacaembu, três meses depois da eliminação da Taça Libertadores. E se em 5 de maio, também venceu, dessa vez teve motivos reais para comemorar. A vitória por 1 a 0, com um belo gol de Elias, fez o Alvinegro chegar a 28 pontos e seguir colado no Flu.
Já o Flamengo, com a derrota, perdeu duas posições na classificação, caindo do oitavo para o décimo lugar (17 pontos). E mostrou, mais uma vez, que tem um problema sério no ataque. Pelo terceiro jogo seguido, a equipe não conseguiu balançar a rede. E chegou ao quarto jogo sem vitória.

Se o Fla perdeu terreno, Vasco e Botafogo avançaram. O primeiro não jogou bem neste domingo, mas conseguiu derrotar o Vitória por 1 a 0, em São Januário. E ganhou quatro colocações, chegando ao 11º posto. Graças a um gol de Zé Roberto. E o triunfo foi conquistado apesar do time ter atuado com um jogador a menos durante todo o segundo tempo. Aos 46 da etapa inicial, Carlos Alberto reclamou com o árbitro Wallace Valente e levou amarelo. E, ironicamente, aplaudiu a atitude do juiz. Resultado: cartão vermelho para o capitão vascaíno.

O Vitória pressionou no segundo período, mas não conseguiu obter pelo menos um ponto, que serviria para apagar ao mesmo parte da tristeza pela perda do título da Copa do Brasil na quarta-feira passada. Não adiantou nem a pressa do atacante Schwenk, que chegou a empurrar um gandula que estaria demorando a devolver a bola.

A torcida do Botafogo teve motivos para comemorar. No sábado, na volta de Maicosuel ao Engenhão e no retorno de Loco Abreu ao time após a Copa do Mundo, o atual campeão carioca jogou bem e fez 3 a 0 no Atlético-MG. E alcançou o oitavo lugar, com 18 pontos.


Já o outro Alvinegro da partida de sábado no Rio... O Galo perdeu o nono jogo no Brasileirão-2010 e tem apenas dez pontos, na penúltima colocação. Quatro a menos que o Vitória, o primeiro time que se salvaria se o campeonato terminasse hoje. Na melhor das hipóteses, o atual campeão mineiro vai ficar mais uma rodada na zona de rebaixamento. Situação delicada até surpreendente para um dos clubes que mais investiu para a competição (contratou Diego Souza, Daniel Carvalho, Fábio Costa).


Outro que vive um pesadelo é o Atlético-GO, que, na estreia do treinador René Simões, empatou em 0 a 0 com o Ceará. O resultado no Castelão foi ruim para os dois times. O time goiano segue na lanterna (nove pontos). E o Alvinegro cearense, que não ganha há seis rodadas, perdeu a chance de abrir folga no G-4. O Vozão passou para o terceiro lugar, superando o Internacional, que não atuou na rodada devido à final da Libertadores. A CBF decidiu adiar a partida contra o Santos, na Vila Belmiro.

Mas nem a presença na 'Zona Libertadores' foi suficiente para que Estevam Soares mantivesse o seu emprego. Após quatro empates e duas derrotas em seis rodadas no cargo, o treinador foi demitido no fim da noite. Geninho e recém-desempregado Silas são os mais cotados para assumir a vaga.

Quem também vive um jejum de triunfos é o Palmeiras. E Luiz Felipe Scolari. O treinador sentiu de perto o sabor da primeira vitória no Brasileirão 2010. Mas o Goiás empatou o duelo no Serra Dourada aos 45 minutos do segundo tempo (1 a 1), evitando que o treinador campeão mundial em 2002 pudesse comemorar três pontos após cinco jogos no comando do Alviverde.

O Cruzeiro também obteve um empate com sabor amargo. A equipe não passou de um 0 a 0 com o Prudente no Ipatingão e perdeu a chance de ingressar no G-4, permanecendo em quinto. Wellington Paulista teve a grande chance de jogo, mas conseguiu acertar a bola nas duas traves em uma só conclusão.
 
Já o São Paulo comemorou o ponto conquistado diante do Atlético-PR, na Arena da Baixada (1 a 1). O Tricolor Paulista, sob o comando do treinador interino Milton Cruz, abriu o placar com Cléber Santana. Maikon Leite igualou para o time da casa. E o time visitante contou com a boa atuação de Rogério Ceni para segurar o resultado.


Além do Corinthians, só um outro paulista venceu na rodada: o Guarani, que fez 4 a 1 no Avaí, sábado, em Campinas. Ganhando a primeira depois da parada para a Copa do Mundo. Para o time catarinense, foi o inverso: foi a primeira derrota após a retomada da competição.

Classificação:

1) Fluminense - 29
2) Corinthians - 28
3) Ceará - 21
4) Internacional - 20
5) Cruzeiro - 20
6) Avaí - 19
7) Santos - 18
8) Botafogo - 18
9) Guarani - 18
10) Flamengo - 17
11) Vasco da Gama - 17
12) São Paulo - 16
13) Palmeiras - 16
14) Grêmio Prudente - 15
15) Atlético/PR - 14
16) Vitória - 14
17) Goiás - 18
18) Grêmio - 12
19) Atlético/MG - 10
20) Atlético/GO - 9

Artilheiros:

Roger (Guarani) - 6 gols
Alecsandro (Inter) - 6 gols
Bruno Cesar (Timão) - 6 gols


Saudações,
Michel Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário