Fala Galera
Terminada a 12a rodada da Série B do Brasileirão.
Destaques para as vitórias de Coritiba (que mantém a liderança), Figueirense, Portuguesa e São Caetano.
América-RN 1 x 3 Portuguesa – Foi mais sofrido do que deveria
Pelos desfalques e pela necessidade do América-RN em vencer, foi um jogão. Apesar da Portuguesa ter conquistado os 3 pontos, o América deu um mega trabalho. Os números da partida comprovam isso: mesmo com um jogador a menos desde a metade do primeiro tempo, o América teve 23 finalizações contra 14 do time paulista e a posse de bola foi parelha, com 51% para os visitantes e 49% para os donos da casa.
Mostrando a evolução das duas últimas partidas, o América-RN foi melhor na primeira etapa, mas não contava com um lance infantil do volante Jackson. Sem bola e dentro da área ele acertou uma cotovelada em Ademir Sopa. O assistente viu, denunciou ao árbitro José de Caldas Souza e Jackson não só foi expulso, como ainda foi assinalado penalti a favor da Lusa. Dodô bateu e fez 1 a 0. Jackson, segundo o técnico Lula Pereira afirmou após o jogo, será multado e informações da imprensa potiguar dão conta de que poderá ser até dispensado pela atitude.
Mesmo com um a menos, o Mecão foi melhor no primeiro tempo e não conseguiu o empate por falta de competência de seus atacantes. Esse é, aliás, um dos grandes problemas do time, a falta de gols. O América-RN tem o terceiro pior ataque da Série B (11 gols).
No começo da segunda etapa o panorama não mudou e os donos da casa continuaram melhores, até que Vadão, irritado, fez duas alterações na equipe: tirou um dos três zagueiros (Domingos) e colocou um meia (Romano); e lançou o atacante Malaquias no lugar de Celsinho, dando mais velocidade ao ataque. O segundo gol veio novamente de uma falha dos americanos. O goleiro Fabiano saiu jogando errado e entregou nos pés de Fabrício, que só teve o trabalho de tocar pro gol.
Dois minutos depois o América diminuiu com o zagueiro Adalberto e teve chances de empatar, mas, nos acréscimos, Fabrício puxou contra-ataque e tocou na saída de Fabiano para fechar o placar em 3 a 1.
A Portuguesa, mesmo sem jogar bem, mostrou a força de seu elenco, pois atuou sem 3 titulares fundamentais: Héverton, Athirson e Thiago Gomes. Chegou aos 23 pontos, na 4a colocação. A Lusa tem também o melhor ataque da Série B, com 27 gols.
Já o América-RN segue seu calvário. A entrevista de Lula Pereira após o jogo demonstrava a decepção do treinador, que mais uma vez viu seu time ter uma boa atuação, mas não sair com a vitória. O Dragão tem apenas 8 pontos, é o vice-lanterna, e ainda não conseguiu vencer no Machadão. As perspectivas são sombrias, já que o elenco é limitado. Lula está ameaçado, pois ainda não obteve vitória no comando da equipe, mas o problema do América está longe de ser o treinador. Faltam jogadores mesmo.
Ponte Preta 2 x 0 Santo André – Segunda vitória consecutiva
Em casa, a Ponte Preta mostrou que a fase é boa. Com uma atuação segura no segundo tempo, a Macaca conquistou sua segunda vitória seguida na Série B, algo que ainda não tinha acontecido, e subiu na tabela de classificação, agora na 10ª posição, com 17 pontos. Os reforços trazidos pelo time e a pausa para a Copa do Mundo fizeram bem aos comandados de Jorginho. Depois da paralização, a Ponte permanece invicta (3 vitórias e 2 empates), marcou 9 gols e sofreu apenas 2. Na próxima rodada, o time tem a chance de ampliar a sequência, pois encara o lanterna Vila Nova, em Goiânia.
Reis, mais uma vez, mostrou que também vive excelente momento. Marcou seu 7° gol no campeonato, sendo que 5 deles foram anotados nas últimas 5 rodadas. Apesar disso, na primeira etapa, a torcida da Ponte chegou a vaiar o artilheiro. Não consegui entender. O outro gol foi um golaço, marcado por Moacir, que, assim como diante do Bragantino, entrou na segunda etapa e deixou o seu. É mais um dos reforços que vem fazendo a diferença.
Vale ressaltar também a boa atuação do meia Ivo. Novamente ele entrou muito bem no lugar do apagado André e modificou a postura da equipe em campo. O gol de Reis saiu de escanteio cobrado por ele. Já está merecendo uma vaga entre os titulares.
Já o Santo André completou 3 jogos sem vencer. O time de Sérgio Soares até equilibrou o primeiro tempo, mas não teve chances após o intervalo. O Ramalhão permanece com 12 pontos, na 17ª posição, zona de rebaixamento. É o preço que se paga pelo desmanche promovido depois do vice-campeonato paulista.
América-MG 2 x 1 Duque de Caxias – empate seria mais justo
Numa Arena Jacaré às moscas (pouco mais de 400 pagantes), o América-MG não jogou bem, foi dominado pela Duque de Caxias na maior parte da partida, mas conseguiu importante vitória. Jandson, de penalti, e Thiago Silvy marcaram os gols que levaram o Coelho ao 5° lugar, com 21 pontos. O gol do time do Rio de Janeiro foi marcado pelo zagueiro Edson.
O placar foi injusto. Apesar de ter finalizado mais (a maioria chutes de fora da área, sem perigo), o América foi dominado na primeira etapa. Mesmo atuando com 3 zagueiros e 2 volantes, a equipe mineira deixava inúmeros espaços para o adversário, que chegava com perigo, especialmente pela esquerda, com o meia Paulo Rodrigues e o lateral Gleidson. A pontaria fluminense, no entanto, não estava boa e o veterano Somália, centroavante do Caxias, parecia em ritmo diferente dos companheiros.
Os 10 minutos iniciais da segunda etapa foram os únicos em que os donos da casa foram superiores. E aproveitaram a desatenção do Duque de Caxias para abrir 2 gols de diferença. Primeiro em penalti bobo, cometido por Mancuso, que esticou o braço para impedir um cruzamento. O grandalhão Jandson bateu bem e fez o 3° gol dele na Série B. Dois minutos depois, Luciano fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Thiago Silvy apenas completar. Foi o 5° dele no campeonato.
O Caxias, contudo, não se abateu e partiu pra cima em busca do prejuízo. Conseguiu o gol logo depois de levar o segundo, com o zagueiro Edson, de cabeça, e teve outras chances de empatar. Esbarrou na falta de competência de seus atacantes. Na melhor oportunidade, Leandro Chaves deixou Somália na cara do gol, mas o veterano chutou muito mal, nas mãos de Flávio.
Apesar da vitória, o técnico Mauro Fernandes não deve ter ficado satisfeito com o desempenho de seus comandados. Por vezes o time mostrou certa desorganização, com os jogadores saindo muito da posição, deixando a equipe meio confusa. Houve também algumas falhas de posicionamento defensivo, que precisam ser corrigidas, pois se o adversário fosse um pouquinho mais qualificado, o resultado poderia ter sido diferente.
Já o Duque de Caxias, dentro das suas limitações, foi bem. Repito que o empate teria sido mais justo. De qualquer maneira, a evolução sob o comando de Gilson Kleina é visível e acredito que o time do Rio de Janeiro pode conseguir posição melhor na tabela. Não briga pelo acesso, mas também acho que não briga para não cair. O Duque é o 15°, com 12 pontos.
Bragantino 2 x 0 Ipatinga – Finalmente gol, finalmente a vitória
Em Bragança Paulista, confronto de dois times que estavam na zona de rebaixamento. Graças a ótima atuação do ala-direito Murilo Silva, autor de duas assistências, o Bragantino conseguiu marcar um gol depois de 480 minutos (não balançava as redes adversárias desde a 7ª rodada, dia 04/06) e vencer, depois de 9 jogos. Lucio e Silvio marcaram os gols da vitória.
O time paulista chegou aos 13 pontos, na 14ª posição, e aliviou, pelo menos momentaneamente, a pressão em cima do técnico Marcelo Veiga. Já o Ipatinga segue seu calvário. Ainda não ganhou como visitante e tem apenas 8 pontos, na 18ª colocação.
Brasiliense 3 x 0 Vila Nova
Na Boca do Jacaré, os donos da casa não encontraram a menor dificuldade para bater o lanterninha Vila Nova. Jean (2) e Enilton marcaram os gols da vitória do Brasiliense, que permanece invicto em seu estádio. O time do Distrito Federal é o 11°, com 17 pontos, atrás da Ponte Preta no saldo de gols (1 a 4). O Vila Nova segue firme rumo à Série C. Os goianos têm, disparado, os piores números da história dos pontos corridos na Segundona. Somam apenas 4 pontos, perderam 10 partidas e ganharam somente 1 ( ainda na 2ª rodada), têm o pior ataque (5 gols) e a pior defesa, ao lado do Duque de Caxias (25 gols sofridos). A pior campanha, até então, era o Campinense de 2009, que nesta altura do campeonato somava 6 pontos. Faltam muitos jogos, eu sei, mas já posso afirmar que o Vila será rebaixado. O elenco é muito fraco e Roberto Cavalo, coitado, não faz milagres.
ASA 0 x 1 Bahia
Na partida em que o técnico Vica completou 100 jogos no comando do ASA, o time alagoano não conseguiu presentear o treinador e acabou derrotado pelo Bahia. O gol foi marcado pelo zagueiro Alison, de cabeça. O Tricolor baiano finalmente venceu fora de casa, depois de 3 derrotas consecutivas. Chegou aos 20 pontos, em 7° lugar. O ASA perdeu a segunda partida como mandante e estacionou nos 16 pontos, em 12°.
Náutico 1 x 1 Sport – Timbu perde chance de afundar rival
Em uma partida nervosa nos Aflitos, Náutico e Sport ficaram no empate. Ciro, novo artilheiro da Série B com 8 gols ao lado de Héverton (Portuguesa), marcou para o Rubro-Negro, enquanto Elton deixou tudo igual para o Timbu. O resultado não foi bom para ambas as equipes, mas o Náutico tem mais a se lamentar, pois jogou com a um a mais durante quase toda a segunda etapa, após a expulsão do estreante Da Silva.
O destaque do jogo foi o goleiro Magrão, do Sport, que fez defesas incríveis e salvou a equipe da derrota. O baixinho Elton, que estreou no Leão da Ilha, também foi bem, enquanto teve fôlego. Apesar de ter ficado retraído depois de perder um jogador, o Sport teve chance de vencer, em dois contra-ataques desperdiçados por Eduardo Ramos.
Com o empate, o Náutico chegou aos 24 pontos e perdeu a vice-liderança para o Figueirense, no saldo de gols (0 a 15). O Sport alcançou os 12 pontos e só não está na zona de rebaixamento também pelo saldo, superior ao Santo André (-1 a -4). O time de Toninho Cerezo (que com o resultado foi demitido) não sabe o que é vencer há 4 jogos e precisa reagir logo, pois o grupo de cima está cada vez mais distante.
Figueirense 5 x 1 Icasa – Passeio alvinegro
No Orlando Scaperlli, o Figueirense não deu chances ao adversário e sapecou uma goleada. Fernandes, Lucas, Reinaldo, Marcelo Nicácio e Roberto Firmino marcaram para o Figueira, enquanto Roberto Jacaré descontou para o Icasa. Com a vitória, o Alvinegro chegou aos 24 pontos e tomou a vice-liderança do Náutico no saldo de gols (15 a 0).
A campanha do Figueira também é excelente. O time de Márcio Goiano, após um início de Série B irregular, se encontrou e o elenco vem fazendo a diferença. Diante dos cearenses, o artilheiro do time, Willian, passou em branco (depois de 6 jogos seguidos marcando gols), mas em compensação Marcelo Nicácio, que entrou em seu lugar, guardou o dele. Os catarinenses completaram 8 jogos sem perder. Além disso, têm o segundo melhor ataque (26 gols, atrás somente da Portuguesa, que tem 1 gol a mais) e a segunda melhor defesa (11 gols sofridos, superada apenas pelo América-MG, que levou 8). É candidatíssimo ao acesso. Terça-feira, porém, tem jogo duro, diante de um desesperado Sport, na Ilha do Retiro.
O Icasa, por sua vez, após um início de competição animador, vai perdendo força e a luz amarela já está acesa. O Verdão do Cariri não vence há 4 jogos (3 derrotas e 1 empate) e ainda não conseguiu ganhar jogando fora do Romeirão. Os cearenses estão em 13°, com 14 pontos.
Paraná 0 x 1 Coritiba – Liderança e quebra de invencibilidade rival
No Durival de Britto, clássico de duas equipes que defendiam marcas importantes: o Paraná não perdia em casa há 16 jogos, segunda maior invencibilidade da sua história em seu estádio. Já o Coritiba perdera somente uma vez na Série B, justamente na 1ª rodada, para o Náutico. Melhor para o Coxa, que com o gol de Rafinha (o 5° dele no campeonato, artilheiro do time) quebrou a série invicta do rival e se isolou ainda mais na liderança, agora com 27 pontos.
A campanha do Coritiba é simplesmente sensacional, se levarmos em conta que o time ainda não jogou em casa, no estádio Couto Pereira, em função da punição imposta ao clube por causa do quebra-quebra promovido por parte de sua torcida na última rodada da Série A em 2009.
Os números impressionam. Desde que a Série B passou a ser disputada por pontos corridos, em 2006, a campanha do Coxa até a 12ª rodada é a melhor, ao lado do Corinthians de 2008 e do Guarani do ano passado. O Alviverde só fica atrás no saldo de gols. Como visitante, o desempenho coxa-branca é o segundo melhor desde 2006 (5 vitórias, 1 empate e 1 derrota ou 76% de aproveitamento), só fica atrás do Bugre-2009, que conseguiu 77,7% de aproveitamento. Ou seja, é de se elogiar e muito o trabalho de Ney Franco e da diretoria, que conseguiu reerguer o clube depois do traumático rebaixamento no ano de seu centenário. O Coritiba, como escrevi antes de começar o campeonato, é o grande favorito ao título da Série B.
Já o Paraná, com a derrota, caiu para a 8ª posição, com 19 pontos, mas não pode reclamar. O Tricolor não fez uma boa partida e o resultado foi justo, como o próprio técnico Marcelo Oliveira disse após a partida. Sinceramente acho que o Paraná fez mais do que se imaginava nesta Série B e não vejo perspectivas de acesso. De bom mesmo, só a renda gerada nos últimos dois jogos do time (ontem e na rodada anterior, contra o Náutico), que servirá para quitar as dívidas com o elenco.
São Caetano 3 x 1 Guaratinguetá
O Azulão manteve os 100% de aproveitamento no Anacleto Campanella (5 vitórias em 5 jogos) ao derrotar o Guaratinguetá. Kleber, Eduardo e Éverton Ribeiro fizeram os gols dos donos da casa, enquanto Everton descontou para o Guará. O São Caetano é o 6° colocado, com 21 pontos, enquanto o Guaratinguetá é o 9°, com 18 pontos.
Classificação:
1) Coritiba - 27
2) Náutico - 24
2) Figueirense - 24
4) Portuguesa - 23
5) São Caetano - 21
5) América/MG - 21
7) Bahia - 20
8) Paraná - 19
9) Guaratinguetá - 18
10) Ponte Preta - 17
10) Brasiliense - 17
12) ASA - 16
13) ICASA - 14
14) Bragantino - 13
15) Duque de Caxias - 12
15) Santo André - 12
15) Sport - 12
18) América/RN - 8
18) Ipatinga - 8
20) Vila Nova - 4
Artilheiros:
Heverton (Lusa) - 8 gols
Ciro (Sport) - 8 gols
Saudações,
Michel Macedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário