Por Rodrigo Pimenta
O que diria Mário de Andrade se ainda estivesse vivo? Ode à Soberba!!!
O que diria Mário de Andrade se ainda estivesse vivo? Ode à Soberba!!!
Para quem ainda desconhece o significado, veja uma breve descrição retirada da Wikipédia: "Soberba é o sentimento negativo caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais."
Pois nenhuma palavra poderia descrever melhor as atitudes de Dunga frente à Seleção Brasileira...
Chegou ao comando da Seleção sem nunca ter treinado uma equipe de futebol profissional. Mas apresentou a filosofia que todo Brasileiro gostaria de ouvir naquele momento: Promessa de mudança baseado no resgate do compromisso do jogador ao vestir a Camisa Canarinho.
Logo de início implantou seu sistema "Linha Dura". Colheu frutos: Conquistou a Copa América 2007 com uma seleção considerada de segunda linha (sem o "quadrado mágico" de Parreira) com uma vitória de 3x0 sobre a favorita Argentina.
O Título não fez bem ao treinador... A partir desse momento iniciou a fase da soberba. Dunga se sentia "O Cara"! Não convocava os melhores, somente os que se encaixavam no perfil traçado por ele.
Na Seleção de Dunga, joga quem tem disciplina tática (ou obediência ao comandante, como preferir...). Joga quem sabe ficar no seu quadrado. Joga quem obedece aos comandos de "deita", "rola", "finge de morto"... Não precisa ser bom de bola. Jogador "estrela" não sabe se comportar com a Camisa da Seleção.
O Grupo de Dunga, fechado já em 2009, na Copa das Confederações, sempre foi contestado. As críticas foram ainda maiores quando o Santos apresentou ao Povo Brasileiro um craque com potencial para vestir a Camisa 10 da Seleção e mostrarmos ao Mundo que Futebol e Brasil ainda são sinônimos.
Dunga se fingiu de morto. Ainda não tinha aprendido como se faz para adestrar gansos...
Montou um Timeco e tenho a impressão que levou na bagagem "santinhos" para serem distribuídos caso fosse agraciado nos seus pedidos de vitória. Pois só restava mesmo ao Dunga rezar. Só com treinamento ele não conseguiria montar uma Equipe à altura da Seleção Brasileira.
Kaká estava visivelmente fora de forma e se poupava a cada minuto. Fabuloso não consegue matar uma bola se não for com os braços, empurrando os zagueiros, ou nas canelas. Felipe Melo não pôde tomar seu Gardenal pois seria pego no Exame Anti-Doping, Michel Bastos só brilhava quando algum foco de luz alcançava suas chuteiras amarelas... Pra completar, Lúcio além de Zagueiro era nosso melhor Meia Armador do Time!
Todos os erros da Seleção apareceram no mesmo dia, no mesmo jogo, e a Seleção Brasileira sucumbiu frente ao malicioso e horroroso time da Holanda, agraciados pela apatia técnica do árbitro Japonês.
Na minha opinião, tinhamos o melhor goleiro da Copa e a Melhor Zaga. Mas nada disso era importante. Dunga só queria provar para os Críticos que quem manda na Seleção é ele. Na cabeça dele, o Título era certo! A Seleção dele era a melhor do Mundo! Voltar com o Caneco comfirmaria que ele esteve certo durante seus 4 anos de primoroso trabalho frente à Seleção. Será que no Brasil alguém desconfiava que não ganharíamos o Título?!?
Já que o objetivo era o de mandar, Dunga mandou mesmo... Mandou a Seleção de volta pra casa!
Dunga, agora que seu reinado acabou, faz um último favor... Quando for, leva o Galvão junto com você!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário