Por Rodrigo Pimenta
Em ano de Copa do Mundo, é com grande felicidade que vemos a organização da 8ª edição do Campeonato do Nordeste de Futebol, pela Liga do Nordeste.
A Liga do Nordeste é uma união criada para defender os interesses políticos e comerciais dos dezesseis principais clubes de futebol da Região Nordeste do Brasil (ABC e America - RN, Bahia, Fluminense e Vitória - BA, Botafogo e Treze - PB, Ceará e Fortaleza - CE, Confiança e Sergipe - SE, CRB e CSA - AL e Náutico, Santa Cruz e Sport - PE). Seu atual presidente é o Potiguar Eduardo Rocha.
A última edição, em 2003, não contou com diversos clubes da região e, em uma final Baiana, teve como campeão o Vitória/BA, e como Vice o Fluminense/BA.
O torneio foi cancelado em 2004 pela CBF por falta de datas disponíveis no calendário, mesmo com o notável crescimento e a importância que ganhava no cenário nacional. O problema desse cancelamento estava no contrato acertado com os clubes que garantia mais algumas edições. Vários desses clubes processaram a CBF pela quebra de contrato. Em 2010 foi feito um acordo para a volta do Campeonato com a condição da extinção deste processo.
A bola fora fica por conta de ser um Campeonato organizado apenas para os 16 clubes da Liga. Fica sempre o medo de mais um Clube dos 13, com dirigentes que se sentem acima do bem e do mal, e se auto-intitulam a Elite do Futebol. Os Clubes considerados de menor expressão serão sempre abastados Nacionalmente.
As Equipes do Maranhão e Piauí não participam da Liga e desse Campeonato pois, em matéria de futebol, são consideradas federações do Norte do Brasil. O Sport, que está na Série B do Brasileiro, optou por não participar e, por isso, está impedido de disputar o campeonato nas próximas duas edições.
Não temos muita cobertura da mídia para o evento pois a empresa TopSports, que detém todos os direitos de mídia e de propaganda nos estádios e está transmitindo apenas pelas parabólicas, por poucas operadoras de TV por assinatura, como a Esporte Interativo, e em UHF para São Paulo.
A TopSports vendeu seus direitos de TV aberta para a Rede Globo, durante três temporadas, para toda a região. Mas essa cobertura só terá inicio após o término da Copa do Mundo, no mês Julho.
Vale a pena conferir!
Seguem alguns Links para mais informações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário