Fala Galera
Neste final de semana tivemos o complemento da 22ª rodada e um novo time assumiu a ponta da tabela: o Bahia, que no confronto direto contra a Ponte Preta conseguiu uma vitória de autoridade, de virada, fora de casa. A campanha do Tricolor como visitante, aliás, é a principal responsável pela liderança. Quem também venceu e subiu uma posição foi o Coritiba, que em seu primeiro jogo no Couto Pereira nesta Série B bateu a Portuguesa, graças a um ótimo segundo tempo. O Sport derrotou o ASA, no seu 5° triunfo consecutivo e entrou de vez na briga pelo acesso, agora a apenas 1 ponto do G4. O seu rival Náutico, porém, segue em péssima fase e foi goleado pelo Bragantino. Já o América-RN derrotou o Icasa na estreia de Dado Cavalcanti no comando do time e deixou a lanterna.
Ponte Preta 1 x 2 Bahia – Laterais + melhor campanha fora de casa = liderança
Ponte Preta e Bahia jogam com formação tática idêntica e têm em seus laterais armas ofensivas poderosas. E ontem foram eles que definiram a boa partida entre as equipes postulantes ao acesso. Diante de 9.315 pagantes, maior público da Macaca nesta Série B, o Tricolor Baiano soube aproveitar bem a vantagem numérica em campo para virar o jogo no segundo tempo e assumir a liderança. Ávine e Jancarlos marcaram os gols do time de Márcio Araújo, enquanto Reis descontou para a Ponte.
Com as 2 equipes escaladas no 4-3-1-2, era de se esperar que o meio-campo ficasse congestionado e que as principais jogadas de ataque saíssem pelas laterais. E a Ponte Preta foi a primeira a perceber isso. Logo no começo do jogo, Guilherme, volante improvisado na direita em função das contusões de Eduardo Arroz e Gérson, foi à linha de fundo e cruzou para Reis completar. Foi o 10° gol do atacante na Série B.
Atrás no placar, o Bahia equilibrou as ações e passou a dominar o jogo, encurralando os donos da casa em seu campo de defesa. O domínio, no entanto, não foi traduzido em chances claras de gol, graças ao ótimo posicionamento defensivo da Ponte (melhor defesa do campeonato, com 20 gols sofridos). A tarefa dos baianos começou a ser “facilitada” aos 25 minutos da primeira etapa, quando o bom zagueiro Naldo cometeu falta por trás em Adriano, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. O técnico Jorginho, porém, conseguiu ajeitar a marcação da equipe sem fazer alterações, recuando Pirão para o miolo de zaga e se fechando ainda mais para tentar explorar o contra-ataque. Quase conseguiu ter êxito nessa estratégia, quando Bruno Collaço fez lançamento primoroso para Reis, que, diante do goleiro Fernando, chutou torto pra fora. E o primeiro tempo terminou desse jeito, com o Bahia com mais posse de bola, mas sem assustar o gol de Eduardo Martini.
Percebendo a dificuldade de sua equipe em furar o bloqueio pontepretano e com um jogador a mais, Márcio Araújo voltou do intervalo com Morais na vaga do volante Bruno Octávio. O meia ex-Vasco abriu pelo lado esquerdo, ajudando Ávine, enquanto Ananias foi deslocado para direita, para jogar com Jancarlos. A tática de abrir o jogo pelas pontas é a mais correta diante de um adversário bem postado na defesa. E deu certo logo aos 9 minutos. Ávine foi carregando a bola desde o meio-campo, a marcação da Ponte abriu, preocupada com Morais na esquerda, e o lateral-esquerdo soltou uma bomba no cantinho de Martini: 1 a 1.
A partir daí o Bahia tomou gosto de vez pela jogo e passou a pressionar. Desperdiçou grandes chances, especialmente com os atacantes Jael e Adriano. Márcio Araújo ainda colocou Rodrigo Grahl no lugar do cansado Ananias, antes de Jancarlos cobrar falta do bico esquerdo da grande área no ângulo de Eduardo Martini. Belo gol do lateral, muito parecido com o da rodada passada, diante do Ipatinga. Jancarlos, aliás, voltou a jogar seu futebol, que parecia perdido após passagens apagadas por Botafogo e São Paulo. Depois do gol, a Ponte Preta, na base da raça, ainda buscou o empate até o último minuto, mas o placar terminou mesmo 2 a 1 para o Bahia.
O Tricolor chegou aos 40 pontos e assumiu a liderança graças ao saldo de gols superior ao do Coritiba (12 a 6). O time baiano já fora líder nesta Série B em 2 oportunidades, na 4ª e na 5ª rodadas. O grande fator responsável por isso é o excelente desempenho como visitante, especialmente nos últimos jogos. O Bahia venceu 3 das últimas 4 partidas que realizou longe de sua torcida e tem a melhor campanha como visitante do campeonato (6 vitórias e 5 derrotas, 54,5% de aproveitamento). Mais do que isso, a equipe tem apresentado um futebol consistente, com cara de acesso. Terça-feira teremos um jogaço em Pituaçu. O Tricolor recebe o embalado Vila Nova, que vem de 6 vitórias seguidas. Promessa de recorde de público da competição.
Já a Ponte Preta, como admitiu Jorginho após a partida, não jogou bem e ainda teve a expulsão do zagueiro Naldo para prejudicar. Perder num confronto direto como esse, ainda mais jogando em casa, é sempre complicado, mas a torcida reconheceu o esforço dos jogadores e apoiou no final do jogo. Atitude sensata, já que a Ponte já deu mostras de que briga pelo G4 até o final do campeonato. Neste momento a Macaca está fora, depois de 4 rodadas. Tem 37 pontos, na 5ª posição, atrás do América-MG por ter 1 vitória a menos (10 a 11).
Outros jogos:
Sport 2 x 0 ASA
Bragantino 3 x 0 Náutico
América-RN 2 x 0 Icasa
Vila Nova 1 x 0 Guaratinguetá
Duque de Caxias 3 x 0 Brasiliense
Ipatinga 4 x 1 São Caetano
Figueirense 0 x 1 América-MG
Santo André 3 x 1 Paraná
Coritiba 2 x 0 Portuguesa
Classificação:
1) Bahia - 40
2) Coritiba - 40
3) Figueirense - 39
4) América/MG - 37
5) Ponte Preta - 37
6) Sport - 36
7) Guaratinguetá - 33
8) Duque de Caxias - 32
9) Portuguesa - 31
10) São Caetano - 31
11) Náutico - 31
12) Paraná - 28
13) ICASA - 28
14) Brasiliense - 27
15) ASA - 26
16) Vila Nova - 26
17) Bragantino - 25
18) Santo André - 24
19) América/RN - 19
20) Ipatinga - 18
Artilheiro:
Ciro (Sport) - 11 gols
Saudações,
Michel Macedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário