quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Luxa é um luxo?

Fala Galera

A pergunta do título é pertinente: vale a pena o casamento consumado anteontem, entre Flamengo e Vanderlei Luxemburgo? Entendo que seja bom para o Fla (por enquanto, só para o clube) e, rapidamente, tentarei explicar por que penso assim. Luxa volta ao Fla após 15 anos. Lembra das primeiras passagens? Péssimas...



Para Luxa, nesse momento o Fla é um luxo que, na minha opinião, ele deveria abrir mão. As duas últimas temporadas não foram boas para Vanderlei. Muito pelo contrário. Foi demitido do Palmeiras em 2009, não foi bem pelo Santos no segundo semestre e seus quase 10 meses de trabalho à frente do Atlético Mineiro foram terríveis. Tudo bem, ganhou o Campeonato Mineiro, mas a patética campanha do Galo no Brasileirão anula qualquer trunfo anterior. Para o treinador, o melhor seria dar um tempo até janeiro, se reciclar, pôr as idéias em ordem e assumir algum clube, quem sabe o Flamengo, no início da temporada. Ele pensou diferente. E, antes de mais nada, precisa voltar a ser treinador de fato. Esqueça os gabinetes e o sonho de acumular funções. Para ser “manager” de verdade, Luxemburgo precisa andar três casas para trás. Recuada básica.

Para o Flamengo, Luxa pode ser um Luxo no salário, mas é uma aposta (de grife) válida. O mundo encantado da Gávea não admite treinadores jovens e apostas em emergentes, como Silas. Com o clube dividido politicamente, cheio de divisões e rachado por todos os cantos, a opção por um técnico cascudo, disposto a dar a volta por cima e, melhor ainda, no seu clube de coração, pode dar o mínimo de organização que o futebol rubro-negro precisa nesse momento. E, para Luxemburgo, o gás perdido em algum momento dessa temporada.

Em resumo: eu acho que o Flamengo fez o certo. Luxemburgo, mesmo em má fase, é um grande treinador. Sua história tem muito mais sucessos do que tropeços. Isso, nem seus detratores podem negar. Só não sei, sinceramente, se o treinador deveria voltar tão rápido à ativa, após o fracasso em Belo Horizonte.

Basicamente, para o Fla Luxa é luxo necessário. E para Luxa, o Fla é um luxo que poderia ser preservado para outro momento. Assim mesmo, creio que tem mais chance de dar certo do que errado. E, antes que me perguntem, não vejo a menor chance de o Fla ser rebaixado. Tem times muuuuito piores abaixo e, com certeza, até acima da tabela. O busilis rubro-negro é muito maior do que um fictício medo de cair para a segundona.

Saudações,
Michel Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário