A pergunta do título é pertinente: vale a pena o casamento consumado anteontem, entre Flamengo e Vanderlei Luxemburgo? Entendo que seja bom para o Fla (por enquanto, só para o clube) e, rapidamente, tentarei explicar por que penso assim. Luxa volta ao Fla após 15 anos. Lembra das primeiras passagens? Péssimas...
Para o Flamengo, Luxa pode ser um Luxo no salário, mas é uma aposta (de grife) válida. O mundo encantado da Gávea não admite treinadores jovens e apostas em emergentes, como Silas. Com o clube dividido politicamente, cheio de divisões e rachado por todos os cantos, a opção por um técnico cascudo, disposto a dar a volta por cima e, melhor ainda, no seu clube de coração, pode dar o mínimo de organização que o futebol rubro-negro precisa nesse momento. E, para Luxemburgo, o gás perdido em algum momento dessa temporada.
Em resumo: eu acho que o Flamengo fez o certo. Luxemburgo, mesmo em má fase, é um grande treinador. Sua história tem muito mais sucessos do que tropeços. Isso, nem seus detratores podem negar. Só não sei, sinceramente, se o treinador deveria voltar tão rápido à ativa, após o fracasso em Belo Horizonte.
Basicamente, para o Fla Luxa é luxo necessário. E para Luxa, o Fla é um luxo que poderia ser preservado para outro momento. Assim mesmo, creio que tem mais chance de dar certo do que errado. E, antes que me perguntem, não vejo a menor chance de o Fla ser rebaixado. Tem times muuuuito piores abaixo e, com certeza, até acima da tabela. O busilis rubro-negro é muito maior do que um fictício medo de cair para a segundona.
Saudações,
Michel Macedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário